Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Em busca de união da esquerda, Marcelo Ramos se aproxima da federação Rede-PSoL

Pré-candidato do PT reuniu com lideranças do partido Rede no Amazonas e disse que fará de tudo para ter o apoio da sigla.

Em busca de união da esquerda, Marcelo Ramos se aproxima da federação Rede-PSoL

Marcelo Ramos reúne com nomes do partido Rede em Manaus (Foto: Reprodução/Instagram/Marcelo Ramos)

Manaus (AM) – Pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos tem buscado fortalecer seu nome entre os eleitores da esquerda. No último final de semana, inclusive, ele esteve reunido com nomes em destaque no partido Rede Sustentabilidade, como a ex-candidata a deputada federal Vanda Witoto e o presidente da federação Rede-PSoL no Amazonas, Tácius Fernandes.

O encontro entre Marcelo e as lideranças do partido Rede sucedeu durante o lançamento da pré-candidatura de Gabriel Mota a vereador em Manaus, nesse domingo (28), no Centro, zona Sul da capital.

Na ocasião, Marcelo expôs, em suas redes sociais, uma foto do encontro com as lideranças políticas do partido ao qual ele busca aliança e destacou: “estamos no tempo de oferecer uma Manaus melhor para se viver. O momento exige unidade do campo político democrático e progressistas”.

Veja a publicação de Marcelo em seu perfil no Instagram:

Marcelo diz que recebeu de forma muito fraterna o convite para participar do evento e enfatizou que fará todos os esforços para que a Federação Rede/PSoL esteja o apoiando na corrida pela Prefeitura de Manaus.

O ex-deputado federal insiste numa aproximação com os dois partidos, porém enfrenta a rejeição de seu nome pelo quadro de filiados do PSoL. O Partido Socialismo e Liberdade já apresenta dois pré-candidatos para a disputa da cadeira de prefeito: o advogado Marcelo Amil e a presidente municipal do partido, Natalia Demes.

Em busca de apoio

Marcelo Ramos tenta unificar a esquerda a fim de ganhar força na disputa pela cadeira de prefeito de Manaus. Está é a segunda vez que ele disputa a cadeira de chefe do Poder Executivo da capital amazonense. Em 2016, Marcelo chegou a ir para o segundo turno da eleição, mas o prefeito na época, Arthur Neto, que disputava a reeleição, levou a melhor.

Até o momento, Marcelo tem o PT, ao qual está filiado, e luta para ser confirmado como candidato da federação PT, PV e PCdoB, o que deve acontecer nos próximos dias, pois o PT, que detém maior força na federação já apresentou Marcelo como pré-candidato.

Marcelo também tem apoio do Solidariedade e já falou que gostaria de também contar com o PDT. Caso a federação Rede-PSol confirme apoio a Marcelo, ele terá 6 partidos no seu arco de alianças, sendo duas federações.

Quem será vice de Marcelo?

Marcelo Ramos ainda não escolheu um nome para vice, mas já destacou, em entrevista ao Portal AM1 este mês, os nomes de Carol Braz (MDB), Anne Moura (PT), Tanara Lauschner (PCdoB) e até Vanda Witoto como sendo importantes para o cenário político local e a valorização de mulheres nos espaços de poder.

Os elogios do ex-deputado federal foram feitos após o Portal AM1 questioná-lo se ele procurava um nome feminino para ocupar o cargo de vice-prefeita em sua chapa.

Dessa lista, Anne Moura deve disputar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ela era pré-candidata a prefeita pelo PT, mas Marcelo acabou levando o apoio da maioria e, inclusive, do presidente Lula (PT).

Vanda é uma das que teve o nome elogiado por Marcelo, mas que ainda não se posicionou oficialmente sobre suas intenções nas eleições deste ano.

Veja o que disse ao Portal AM1 o pré-candidato do PT:

“Também penso que é preciso valorizar as mulheres nos espaços de poder. A rede, que eu espero que esteja conosco, tem a Wanda Witoto. O PCdoB tem a professora Tanara Lauschner e, caso a minha candidatura seja confirmada, o PT tem um quadro da estatura da Anne que também poderia compor a chapa. Mas, é importante deixar claro, que, no caso de uma composição partidária, o partido terá autonomia para escolher o seu nome”, enfatizou.

Questionado pela reportagem se consideraria Carol Braz, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do senador Eduardo Braga, Marcelo lembrou que Braga parece ter compromisso com o prefeito David Almeida (Avante), mas que receberia de bom grado o seu apoio, haja vista que Braz preenche requisitos para uma boa composição.

 

LEIA MAIS: