Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

‘Em defesa da Amazônia’, deputado cria frente parlamentar que já existe

Contrapondo os discursos de Bolsonaro, seu colega de partido, Pablo Oliva pretende criar uma Frente Parlamentar que já existe

‘Em defesa da Amazônia’, deputado cria frente parlamentar que já existe

O deputado federal do Amazonas, Pablo Oliva (PSL) apresentou, na quarta-feira (3), requerimento para registrar a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia. No entanto, desde 2012 já existem cerca de três Frentes Parlamentares em defesa da região amazônica.

No documento apresentado a Câmara dos Deputados, o parlamentar cita que a frente irá defender os interesses da Amazônia, priorizando o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais.

Em 2012, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia e do seu Povo que contou com mais de 200 parlamentares e foi coordenada pelo atual prefeito do município de Belém do Pará, Zenaldo Coutinho (PSDB).

Delegado Pablo Oliva (PSL) – (reprodução)

Além disso, para a defesa a respeito da economia amazônica, em 2015 foi criada a Frente Parlamentar em Apoio à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, que contou com total de 230 parlamentares.

Na última quinta-feira (4), a primeira deputada federal indígena no Brasil, Joenia Wapichana (Rede) de Roraima, lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. A FP tem como objetivo garantir um espaço no Congresso Nacional para debater as principais demandas indígenas, que envolvem questões de áreas específicas, como saúde, educação e sustentabilidade na Amazônia. Aderiram à Frente, 219 deputados federais e 29 senadores.

O senador Paulo Rocha (PT) do Estado do Pará, informou, na última terça-feira (2), que os parlamentares formarão uma frente parlamentar para resistir aos ataques à região amazônica. A informação veio logo após ele ter acusado, em Plenário, o presidente da República, Jair Bolsonaro, de entregar a Amazônia aos interesses do capitalismo internacional.

Rocha considera que a preservação do meio ambiente é necessária para garantir crescimento econômico e combater as desigualdades sociais. A FP é importante para debater o processo de exploração predatória, maléfica para a floresta.

Contrapondo os discursos de Bolsonaro, seu colega de partido, Oliva pretende criar uma Frente Parlamentar que já existe.