Manaus, 17 de junho de 2024
×
Manaus, 17 de junho de 2024

Cenário

Em meio a polêmicas na gestão, aliados disputam a preferência de Beto D’Ângelo

Com falta de transparência e suspeitas de superfaturamento no histórico, o prefeito de Manacapuru tenta emplacar um sucessor no maior colégio eleitoral do interior do estado.

Em meio a polêmicas na gestão, aliados disputam a preferência de Beto D’Ângelo

(Foto: Reprodução/redes sociais)

Manaus (AM) – Em meio a polêmicas envolvendo a gestão da qual faz parte, a do prefeito Beto D’Ângelo (Republicanos), a vice-prefeita e pré-candidata Valciléia Maciel (MDB) segue na disputa pela preferência do atual prefeito de Manacapuru (a 98, 8 quilômetros de Manaus) para disputar as eleições municipais de 2024.

Beto D’Ângelo recentemente foi alvo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) por irregularidades na realização de concurso público planejado pela Prefeitura de Manacapuru. Ele também foi questionado pelo TCE-AM por contratar um show no valor R$ 490 mil em meio à situação de  emergência pública devido à seca dos rios em 2023.

Entre outras polêmicas, o prefeito de Manacapuru já teve que explicar gastos no valor de R$ 430 mil em água mineral. Além disso, D’Ângelo já foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) por realizar aglomeração no período eleitoral de 2020, durante a segunda onda da Covid-19.

Valciléia Maciel e Franz Melendes (Republicanos), o qual é secretário de Comunicação da Prefeitura de Manacapuru e também, até então, pré-candidato a prefeito do município, aparecem como os primeiros nomes em uma pesquisa de intenções de voto de junho de 2023.

Valciléia obteve 34,1% e Franz, 20,0%, em sondagem estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados. Logo atrás, na mesma pesquisa, aparecem os nomes de José Maria Bastos (11,4%), Linda Leite (6,6%), Raphael Maddy (2,4%) e Denna Alves (0,9%).

Com os dois aliados cotados para a disputa eleitoral deste ano, o governo de Beto D’Ângelo, marcado por denúncias de supostas irregularidades na gestão, tenta emplacar um sucessor para continuar no comando da cadeira mais importante da cidade.

O prefeito Beto D’Ângelo ainda não revelou publicamente para quem vai seu apoio nas eleições municipais. Contudo, as últimas movimentações no cenário eleitoral da Princesinha do Solimões indicam que a escolhida será Valciléia Maciel.

Franz Melendes já deu sinais de que seguirá a “orientação” do grupo político, incluindo compor chapa com Valciléia, como vice.

D’Ângelo, que está no segundo mandato e não pode concorrer à reeleição (a legislação eleitoral proíbe uma terceira candidatura consecutiva), não confirmou o seu escolhido, mas tem aparecido constantemente ao lado da dupla em postagens nas redes sociais.

O trio, inclusive, esteve junto na semana passada em Brasília, durante o evento da Marcha dos Prefeitos.

Pesquisa eleitoral mais recente

Já em pesquisa de intenções de votos, de novembro de 2023,Valciléia aparece com 56,3%, na modalidade estimulada, seguida por Angelus Figueira (Podemos), com 26, 2%. Figueira já foi prefeito de Manacapuru e deputado estadual do Amazonas. No referido estudo, somente os nomes de Valciléia e Angelus Figueira aparecem no ensaio da disputa eleitoral em Manacapuru.

Maior colégio eleitoral do interior

Até a última atualização feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), em 29/12/2023, a terra da ciranda aparece como o maior colégio eleitoral entre os municípios do interior do estado, com 75.992 eleitores registrados.

Nas recentes pesquisas de intenções de voto, a atual vice-prefeita aparece em primeiro na preferência do eleitorado manacapuruense.

Se depender do apoio de D’Ângelo na questão de rejeição, Franz fica de fora da disputa. Ele aparece em primeiro lugar, com 5,6% no quesito rejeição do eleitorado. Já Valciléia tem 3,0% de reprovação.

Também conforme o mesmo estudo, na opinião dos eleitores, Valciléia Maciel é quem tem mais chances de receber apoio político do governador Wilson Lima (União Brasil).

 

LEIA MAIS: