Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Mundo

Embaixador brasileiro na ONU pede cessar-fogo ‘antes que seja tarde demais’

O Conselho de Segurança foi acionado com urgência para analisar a situação de conflitos na Ucrânia

Embaixador brasileiro na ONU pede cessar-fogo ‘antes que seja tarde demais’

Foto reprodução ONU

NOVA IORQUE – Durante a sessão extraordinária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, na manhã desta segunda-feira (28), o embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, reiterou a posição do Brasil pelo fim da guerra e pela resolução pacífica.

“Situação é urgente e precisamos buscar solução para crise na Ucrânia; reiteramos nosso pedido pelo fim imediato das hostilidades e retomada do diálogo”, disse embaixador do Brasil. Ele também alertou sobre os “riscos para a humanidade” e disse que algo deve ser feito “antes que seja tarde demais.”

O embaixador também ressaltou os procedimentos para a retirada de brasileiros nos territórios onde os conflitos estão intensos.

SAÍDA DA UCRÂNIA

A Embaixada do Brasil em Kiev divulgou hoje (28) comunicado com orientações a brasileiros que ainda se encontram nas duas maiores cidades da Ucrânia, Kiev e Kharkiv. A principal recomendação é para que deixem o país prontamente, assim que considerarem seguro se deslocar até a estação central de trens dessas cidades.

A rota de saída recomendada é em direção oeste, rumo às cidades de Lviv e Chop, das quais é possível pegar conexões para a Hungria ou a Polônia. Outros destino recomendado é Chernivtsi, a partir de onde se pode alcançar as fronteiras com Moldávia ou Romênia.

A embaixada orientou que os  horários para a saída dos comboios têm sido definidos de última hora. A orientação é ir às estações centrais “na primeira oportunidade” e aguardar as partidas de lá. Há toques de recolher vigentes em ambas as cidades, que devem ser respeitados. Segundo o comunicado, não há cobrança de passagens.

Não foram divulgados detalhes sobre como garantir a segurança no trajeto até as estações. Foi recomendado, contudo, que seja avaliada a situação caso a caso, e que sejam evitadas ao máximo as saídas desnecessárias à rua.

Segundo aviso divulgado pela prefeitura de Kiev, supermercados e transportes públicos funcionam desde as 8h, e o metrô também circula, embora com frequência bastante baixa.

“A noite foi relativamente tranquila, com algumas escaramuças, mas as pessoas devem estar atentas a mudanças na situação de segurança local. Há risco em quase todos os bairros. Sair apenas em caso de emergência – para comer, comprar alimentos ou remédios”, informa o aviso, de acordo com tradução enviada pela embaixada em Kiev.

Para quem estiver de carro, recomenda-se evitar se dirigir a Lviv, na divisa com a Polônia, onde a passagem pela fronteira encontra-se bastante embaraçada.

“A embaixada reitera sua recomendação de que não deve ser tentada a travessia na fronteira terrestre com a Polônia (seja a pé, carro ou ônibus). As condições lá continuam extremamente difíceis, com riscos diretos para a saúde dos viajantes”, diz o texto.

(*) Com informações ONU News