Da Redação
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou, nesta quinta-feira, que durante os meses de janeiro e fevereiro, as dez empresas que operam no transporte público de Manaus registraram 524 assaltos no sistema, uma média de nove por dia. Segundo o Sinetran, o prejuízo já chega a mais de R$ 153,7 mil. No mesmo período do ano passado as concessionárias registraram 366 assaltos.
Para o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, a alternativa para a redução dos crimes é o pagamento da tarifa através dos cartões passafácil. “Acreditamos que tirando o pagamento em dinheiro e passando apenas para os cartões passafácil, reduziremos esse tipo de crime dentro dos coletivos. Em Goiânia e Campo Grande, quando o pagamento da tarifa passou a ser apenas nos cartões, os assaltos reduziram para zero. Esperamos que aqui em Manaus possamos implantar esse modelo e dar um basta nesse tipo de crime”, destaca o presidente.
O Sinetram também informou que um levantamento feito em parceria com a Secretaria de Segurança Púbica (SSP), no ano passado, apontou que os crimes dentro dos ônivus estão relacionados ao dinheiro nas catracas. O Sindicado informou, ainda, que quem quiser emitir o `cartão cidadão`, para não utilizar moeda, deve se dirigir a um dos postos de atendimento de apresentar o RG e CPF. A emissão da primeira do cartão via é gratuita, a partir da segunda via o usuário paga uma taxa de R$ 15. Os postos de atendimento para emissão do cartão localizados no Terminal 3 e na sede do Sinetram, localizado na avenida Constantino Nery, ao lado do T1, funcionam de segunda a sexta de 7h às 19h. No PAC Alvorada o atendimento é de segunda a sexta de 8h às 17h.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.