Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Enchente desacelera e nível do rio Negro sobe apenas 1 cm nas últimas 24h

Após a maior seca do Amazonas, o rio voltou a encher de forma significativa, mas desacelerou o ritmo nos últimos três dias.

Enchente desacelera e nível do rio Negro sobe apenas 1 cm nas últimas 24h

(Foto: Antônio Lima/Secom)

Manaus (AM) –  Após estabelecer um recorde como maior seca já registada em 121 anos no Amazonas, o rio Negro voltou a encher aceleradamente nos últimos dias. Essa recuperação, no entanto, desacelerou substancialmente, registrando apenas 1 centímetro de aumento nesta segunda-feira (6).

O rio Negro, que cobre o porto de Manaus, elevou o nível desde o dia 31 de outubro até os dados atuais, totalizando um acréscimo de 33 centímetros. Vale ressaltar que, em 26 de outubro, o rio atingiu uma vazante histórica de 12,70 metros, conforme informações do Porto de Manaus.

Nas últimas 24 horas, observou-se uma elevação de apenas 1 centímetro, alcançando uma cota de 13,20 metros. Nos últimos três dias, o rio experimentou níveis mais baixos de cheia, registrando um aumento de 3 centímetros no sábado (4) e apenas 2 centímetros no domingo (5).

É importante mencionar que, até o momento, não ocorreu o fenômeno conhecido como repiquete – que é quando o rio enche e, em seguida, começa a descer novamente.

LEIA MAIS: