Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Política

Enquanto grupos brigam pelo poder, juiz eleitoral de Coari é alvo de protestos

Habitantes de Coari foram às ruas pedir afastamento de juiz supostamente ligado ao grupo político de Adail Filho; eleição suplementar está marcada para o dia 5 de dezembro

Enquanto grupos brigam pelo poder, juiz eleitoral de Coari é alvo de protestos

Foto: Reprodução/Robson Tiradentes

COARI, AM – Em meio a batalhas judiciais pelo comando da cidade, um novo capítulo na disputa pelo poder tomou conta das ruas de Coari e envolve o nome do juiz eleitoral da cidade, Fábio Lopes Alfaia, que foi alvo de um protesto na última segunda-feira (18), quando um pequeno grupo de coarienses foi às ruas em protesto.

De acordo com o radialista e pré-candidato a prefeito do município, Robson Tiradentes Jr. (PSC), o objetivo da manifestação seria impedir que Alfaia adotasse medidas que inviabilizassem “uma eleição democrática” no município. As eleições suplementares em Coari devem acontecer até o dia 5 de dezembro, conforme decisão do ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quinta-feira (14). Tiradentes é adversário da família Pinheiro, que há anos tem o comando da cidade nas mãos.

Leia mais: Ministro do TSE determina eleições imediatas para escolha do novo prefeito de Coari

“O correto seria que ele pedisse o seu afastamento. Esta seria uma atitude digna para com o povo sofrido de Coari, que há muito tempo aguarda por um pleito com disputa igualitária, sem a utilização da máquina pública, privilegiando os candidatos da situação”, afirmou o radialista.

Com a determinação da Justiça Eleitoral, um dos candidatos confirmados na eleição é Keitton Pinheiro (PP). Até 2020, ele era presidente da Câmara Municipal de Coari, e nas últimas eleições, foi candidato a vice-prefeito na chapa do primo, Adail Filho. A chapa chegou a vencer, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em decisão colegiada, cassou o registro e determinou a realização de novas eleições. Enquanto as eleições não são realizadas, a tia de Adail Filho, Dulce Menezes (MDB), é a prefeita em exercício.

Ligações

Em janeiro de 2021, fotos de Fábio Lopes Alfaia com membros do grupo político de Adail Filho circularam nas redes sociais. Nelas, o juiz aparece, no que parece ser uma confraternização entre amigos, com o chefe do cartório eleitoral de Coari, Laércio Pantoja, e a então prefeita substituta de Coari, Laura Macedo, que é procuradora-geral do município de Coari. Ela é apontada como uma das pessoas de confiança da família Pinheiro.

Juiz Fábio Alfaia (segundo da esquerda para a direita) aparece em fotos em banho de rio com Cleyson Dantas (primeiro da direita para a esquerda). Foto: Reprodução

Além disso, em outra foto divulgada nas redes sociais, Fábio Alfaia aparece tomando um banho de rio com Cleyson da Silva Dantas. Dantas é advogado no processo de investigação que envolve Adail Filho e Keitton Pinheiro, que tramitou no TRE-AM, sendo defensor de boa parte dos investigados no processo.

A ligação entre Alfaia e Dantas já rendeu até uma nota de apoio ao juiz, assinada pelo advogado, quando Alfaia foi acusado por promotores do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) de parcialidade em processos que envolveriam a família de Adail Pinheiro. Na ocasião, em 2019, a nota dizia que o juiz atuava “com isonomia, de acordo com as normas jurídicas brasileiras e de forma estritamente ética e profissional”. O texto ainda trazia a assinatura de Laura Macedo em apoio a Fábio Alfaia.

A reportagem tentou contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para obter um posicionamento sobre a manifestação pela saída do juiz. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve qualquer retorno

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter