Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

‘Erro’ de interpretação gera crise com 10 mil servidores

‘Erro’ de interpretação gera crise com 10 mil servidores

Não bastasse os atuais desafios do governo do Amazonas na área econômica, a Secretaria de Administração (Sead) cometeu um equívoco ao encaminhar, nesta quarta-feira, 16, o Ofício 3.334/2019 para o Comando-Geral da Polícia Militar (PM) em que veda o pagamento das gratificações de Tropa Extraordinária (GTE) e Serviço Extraordinário (GTS) dos policiais militares, tomando como base o Decreto 40.645/2019.

Publicado em maio deste ano, o documento dispõe sobre a “qualidade do gasto público” e, na verdade, suspende a concessão de horas extras aos servidores, termo designado aos casos em que o funcionário prolonga a jornada de trabalho, não tratando de gratificações, como retribuição por serviço extraordinário.

Antes de haver o esclarecimento, o ofício da Sead ‘viralizou’ nas redes sociais, gerando uma crise entre os PMs que somam, aproximadamente, 10 mil servidores. Para sanar o conflito, a Secretaria de Comunicação (Secom) emitiu uma nota para informar que haverá um novo decreto para “esclarecer” o decreto anterior.

 

Lucrando na crise

Eleito com o apoio dos policiais e auxílio das redes sociais, o deputado federal Alberto Neto (PRB) soube da confusão com o ofício da Sead e gravou um vídeo para dizer que conversou com o governador Wilson Lima (PSC) e este havia lhe “garantido” a manutenção dos direitos dos PMs.

PSL e as eleições

Matéria veiculada pelo jornal ‘O Globo’, desta quarta-feira, 16, deu conta de que a tensão entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o presidente do partido dele, Luciano Bivar, poderia ‘respingar’ nas pré-candidaturas às eleições municipais de 2020.

Sem racha

Procurado, o presidente do Diretório Municipal do PSL em Manaus, deputado estadual delegado Péricles, disse que o ‘racha’ entre os dois não afeta o pleito na capital, já que ainda não há um nome oficial para eleições de 2020.

Contra corruptos

Péricles disse que o partido dele vai apoiar o candidato a prefeito de Manaus que se apresentar com políticas transparentes no combate à corrupção. O presidente do PSL está sendo investigado por prática de ‘Caixa 2’, nas eleições de 2018.

Emendas

A Comissão de Educação e da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), ambas da Câmara Federal, avaliam emendas ao Orçamento da União de 2020 para melhoria da Educação, a Infraestrutura, a mobilidade urbana e a moradia no estado do Amazonas, de autoria do deputado federal José Ricardo (PT).

 

Reforma agrária

A procuradora da República, Michèle Diz Y Gil Corbi, instaurou procedimento administrativo para obter informações para elaboração de relatórios da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão sobre a situação da reforma agrária no Amazonas.

 

CMM aguarda

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informou que até a chegada da notificação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o vereador Ronaldo Tabosa permanece no cargo. Tabosa foi cassado, na terça-feira, 15, por infidelidade partidária.

 

Após alerta

Só depois do alerta do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o limite máximo de despesa com pessoal, a Prefeitura de Presidente Figueiredo publicou uma lei em que determina a suspensão de concessão de vantagens a servidores, assinada por Romeiro Mendonça (PDT).

 

Sob liminar

Cassado no mês passado pelo TRE-AM por abuso de poder econômico, o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça (PDT) continua dando as cartas no município, após conseguir uma autorização judicial para recorrer no cargo.

 

Premiação nacional

A cantora amazonense Lucilene Castro receberá o troféu do 6º Prêmio Grão de Música, em cerimônia aberta ao público e com shows em São Paulo, nesta sexta-feira, 18. O prêmio contempla artistas de todo o Brasil, que têm sua obra como destaque.

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas