Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Escolas privadas reforçam medidas de segurança e mantém aulas em Manaus

A partir desta terça-feira (11), diversas escolas privadas passarão a contar com detector de metais, revista, controle mais rígido de acesso e saída de alunos, pais e responsáveis

Escolas privadas reforçam medidas de segurança e mantém aulas em Manaus

Escolas particulares adotam medidas de segurança (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Manaus (AM) – Após um estudante, de 12 anos, ferir uma aluna e uma professora em uma escola privada, em Manaus, na segunda-feira (10), as unidades de ensino privado reforçaram as medidas de segurança. As aulas foram mantidas.

A partir desta terça-feira (11), diversas escolas privadas passarão a contar com detector de metais, revista em mochilas, controle mais rígido de acesso e saída de alunos, pais e responsáveis, além de ações educativas e pedagógicas de prevenção ao bullying e violência no ambiente escolar.

Em sua maioria, as medidas foram informadas aos pais em comunicados enviados por e-mail e divulgados, também, nas redes sociais dos estabelecimentos de ensino.

Entre as escolas que divulgaram medidas de segurança contra possíveis atos de violência, estão: Lato Sensu, La Salle, Dom Bosco, Centro de Educação Integral Christ Master, Instituto Batista do Amazonas (IBA), Instituto Denizard Rivail (IDR), Escolas Idaam, Colégio Martha Falcão e Colégio Laviniense.

Aos pais, via e-mail, o Lato Sensu informou que adotará detectores de metais em todas as unidades, em todos os horários de entrada e saída, e explicou como se dará o procedimento para uso dos equipamentos.

Na mesma esteira, as Escolas Idaam emitiram um comunicado enviado aos pais informando as medidas de segurança e novos controles de acesso.

O Laviniense usou as redes sociais já para mostrar como os detectores de metais serão utilizados em alunos, professores, colaboradores, pais e responsáveis que acessem o ambiente escolar.

O La Salle já havia divulgado na última semana um comunicado nas redes sociais para tranquilizar pais e responsáveis.

“Gostaríamos de ressaltar que seguimos com nossas medidas de segurança e em constante monitoramento com foco no cuidado dos nossos estudantes, colaboradores e famílias”, afirmou a Rede La Salle.

O Dom Bosco também usou as redes sociais para informar que adotará ações preventivas em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Sindicato recomenda mais rigor

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM) também emitiu uma nota oficial recomendando às escolas medidas mais rígidas de segurança.

Na nota, intitulada “Nota de Recomendação reforço na segurança das escolas privadas”, o Sinepe recomenda, entre outros, mais rigorosos controles de acesso, realização de estudos para que sejam identificados possíveis pontos vulneráveis para invasões, uso de detectores de metais, punições severas a alunos e demais pessoas no ambiente escolar flagradas portando instrumentos perfurocortantes, além de campanhas de conscientização e abertura de canais de comunicação para denúncias.

“O Sinepe está participando de reuniões estratégicas para tratativas de novos procedimentos e protocolos de segurança para as escolas associadas, bem como, as providências recomendadas pelos mais diversos órgãos de segurança pública, e aliada a política de divulgação de fatos similares, recentemente adotada pelos mais importantes grupos de imprensa do Brasil”, afirmou o Sindicato.

No final da tarde da segunda-feira, o governo do Amazonas montou um Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar para acompanhar o cenário das escolas no estado.

LEIA MAIS: