Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

‘Falta de respeito’, dizem eleitores sobre deputados do AM faltosos na Câmara federal

Juntos, os oito deputados federais somam mais de 100 faltas durante o ano de 2023 na Câmara. Fausto, Amon, Silas e Átila lideram o ranking.

‘Falta de respeito’, dizem eleitores sobre deputados do AM faltosos na Câmara federal

Deputados faltosos deixam população insatisfeita no AM (Fotos: Arquivo/Portal AM1)

Manaus (AM) – Levantamento feito pelo Portal AM1, no dia 3 de janeiro, apontou que, juntos, os oito deputados federais do Amazonas faltaram mais de 100 vezes durante o ano de 2023 na Câmara federal. Por esta razão, nossa equipe de reportagem foi às ruas para ouvir a opinião da população sobre o grande número de ausências dos representantes políticos.

Para a cozinheira Crislaine Ferreira, a ausência dos deputados é “uma falta de respeito”, pois segundo ela, os parlamentares foram eleitos para representar o povo. No entanto, devido ao número de faltas, eles acabam perdendo a confiança de quem os elegeu.

crislaine-ferrira-foto-arquivoporal-am1

Crislaine Ferreira (Foto: Arquivo/Portal AM1)

“Se a gente colocou eles lá, foi justamente para nos representar e, pelo simples fato de eles não estarem lá, nos representando, e estão em outros lugares dos quais a gente não tem conhecimento, já seria uma falta de respeito com a população”, argumenta a cozinheira.

 

arthur-miler-foto-arquivoportal-am1

Arthur Miller (Foto: Arquivo/Portal AM1)

O estudante Arthur Miller também concorda e diz que os deputados “são os trabalhadores da população e deveriam honrar com seu compromisso”, que é participar ativamente dos debates na Câmara dos Deputados, especialmente, quando se trata dos assuntos relacionados ao Amazonas.

gabriel-moreira-foto-arquivoportal-am1

Gabriel Moreira (Foto: Arquivo/Portal AM1)

Para o auxiliar de serviços gerais Gabriel Moreira, o alto número de faltas parlamentares torna os políticos “enfeites” na Casa legislativa.

“É uma falta de respeito com a nossa população, que ‘coloca eles’ [sic] para representar a gente e acabam sendo só um enfeite ganhando dinheiro às nossas custas, e trabalhar pela gente, não querem!”, expressou Moreira ao Portal AM1.

 

francisca-alves-foto-arquivoportal-am1

Francisca Alves (Foto: Arquivo/Portal AM1)

A dona de casa Francisca Alves vai mais além e afirma que a presença dos parlamentares no Legislativo deveria ser fiscalizada. “Acho um absurdo, tinha que ser fiscalizado assim como todo trabalhador [CLT]. Eles recebem salários absurdos para ficarem fazendo esse tipo de situação [faltarem ao trabalho na Câmara dos Deputados]”.

Mais faltosos

Fausto Jr (UB), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (Republicanos) ocupam o topo do ranking de faltosos. Procurados pela reportagem, três dos quatro deputados que mais faltaram, responderam aos questionamentos.

Com um total de 22 faltas, sendo 18 justificadas e quatro não justificadas, Fausto Jr. esteve presente em 93 dias de trabalho, segundo informações que constam no Portal da Câmara, e foi o campeão de faltas.

whatsapp-image-2024-01-07-at-20-09-20

Ao Portal AM1, Fausto afirmou que sua ausência na Casa, no mês de setembro, ocorreu porque ele estava cumprindo agenda parlamentar na Espanha – o que foi constatado pela nossa equipe por meio de publicações feitas pelo político em suas redes sociais. Porém, as faltas não justificadas como a de 16 de março de 2023 não foram respondidas.

Em suas redes sociais, nesse dia, Fausto apenas compartilhou um vídeo no qual ele afirmava que tinha assinado um documento em favor da PEC 3, a PEC do BNDS.

“Em setembro de 2023, estive em missão na Espanha, juntamente com o Ministério do Turismo, para participar de uma série de agendas com a Organização Mundial do Turismo. Além disso, também percorri municípios do Amazonas para fiscalizar e atender as necessidades das causas da estiagem”.

Segundo no ranking

Com diferença de uma falta, Amom Mandel ocupa a segunda posição do ranking de faltosos. Conforme o levantamento, Amom registrou 18 faltas justificadas e três não justificadas, totalizando 21 faltas. E por incrível que pareça, dias antes do levantamento, Amom publicou uma foto em suas redes sociais criticando a ausência dos outros parlamentares que haviam faltado ao trabalho.

whatsapp-image-2024-01-07-at-20-44-42

whatsapp-image-2024-01-07-at-20-49-45

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Ao Portal AM1, quando questionado sobre suas ausências, o parlamentar afirmou que os registros foram colocados como ausência, mas ele estava trabalhando.

“As missões oficiais são feitas a serviço do mandato. Todas elas ocorreram tanto no Amazonas, como a ida a municípios do interior do Estado nas regiões de fronteira com a equipe do Projeto Calha Norte, das Forças Armadas, quanto representando comissões da Câmara dos Deputados em agendas no exterior, como foi o caso da reunião do Conselho Mundial de Energia, na Áustria, e da COP 28, em Dubai”.

O parlamentar ainda destacou “que nenhuma missão gerou custos à Câmara dos Deputados” e que ele se ausentou “quando foi necessário”, mas ainda assim esteve presente nas principais discussões e votações.

Terceiro

Os deputados Átila Lins e Silas Câmara ocupam o terceiro lugar na lista de faltosos de 2023. Procurado pela reportagem, Silas afirmou que não tem faltas e que a ausência registrada pode ser oriunda de problemas do Infoleg — aplicativo usado pelos parlamentares na Câmara para registrar presenças e atividades do mandato.

whatsapp-image-2024-01-07-at-20-57-05

“Não tem ausência de atividades parlamentares, às vezes, problemas no Infoleg ou até correria em comissões permanentes ou agendas em ministérios ou atividades no interior do estado, mais sempre cumprindo a missão parlamentar”.

A fala do deputado confirma que ele não faltou às atividades parlamentares, nos dia 26 e 27 de setembro, como foi registrado no Infoleg em relação às faltas não justificadas, e inclusive, recebeu uma equipe de segurança pública do estado do Amazonas liderada pelo seu irmão, deputado estadual Comandante Dan (PSC).

whatsapp-image-2024-01-07-at-21-07-53

Além disso, segundo as publicações de Câmara, ele também recebeu prefeitos em seu gabinete e participou de reuniões importantes para o Estado como a comitiva do governador Wilson Lima (UB), que foi a Brasília em busca de recursos para ajuda humanitária ao estado, que sofria com as queimadas e consequências da estiagem.

Já no dia 26 de outubro, o sistema também mostra que Silas faltou ao trabalho. Em suas redes sociais, o deputado realmente não está no plenário da Câmara federal, e sim, em reuniões fora do Congresso Nacional que resultaram na entrega de três barcos de assistência social para o Amazonas e outras emendas parlamentares.

No dia 27, porém, Silas veio ao Amazonas para cumprir agenda e depois voltou a Brasília. Em 23 de novembro, em uma de suas faltas não justificadas na Câmara, o deputado também esteve no Amazonas, onde se reuniu com a Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadores Artesanais do Amazonas (FESINPEAM).

Sem resposta

Assim como Silas Câmara, Átila Lins possui 16 ausências registradas. Decano da bancada amazonense em Brasília, Átila tem 100 presenças, 10 ausências justificadas e seis não justificadas no período.

O parlamentar foi procurado pela reportagem para esclarecer a motivação das ausências, contudo, ele não se manifestou e raramente responde à imprensa.

Em janeiro, a Casa legislativa realizou uma sessão extraordinária no dia 9 e os que já eram deputados deveriam participar, mas o político faltou sem justificativa. Em suas redes sociais, ele também não compartilhou nenhuma publicação.

Nos dias 21, 22 e 23  de março, o parlamentar faltou com a identificação apenas de ‘ausência’ e também não publicou nada em suas redes sociais.

No dia 18 de abril se repetiu, e em 1° de junho, Átila esteve em Benjamin Constant para a celebração do programa social “Faça Bonito”. Ele publicou uma foto no dia 2 de junho para registrar o dia anterior.

whatsapp-image-2024-01-07-at-22-01-54

LEIA MAIS: