Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Após homenagear Bolsonaro e Zambelli, Fausto Jr diz que vai a Brasília defender ZFM

O deputado ainda fez duras críticas contra o senador Omar Aziz e destacou que ele usa a situação para fazer palanque político

Após homenagear Bolsonaro e Zambelli, Fausto Jr diz que vai a Brasília defender ZFM

Manaus – No retorno das sessões presenciais na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Fausto Jr (UB) afirmou que pretende ir a Brasília, nesta semana, para tentar buscar soluções a respeito da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além de chamar a bancada amazonense no Congresso de ineficiente, ele criticou o senador Omar Aziz e disse que o parlamentar está usando o assunto para fazer palanque político.

Só que, ano passado, Fausto aderiu ao bolsonarismo, fez live com a deputada federal Carla Zambelli e votou a favor do título de cidadão amazonense para Bolsonaro, que agora é alvo de ações no STF e está na mira sob acusação de assinar decretos que destroem a ZFM.

Leia mais: Após críticas a Bolsonaro, David Almeida grava vídeo para dizer: ‘não sou de esquerda’

O deputado, no entanto, não deu detalhes sobre o encontro que pretende ter em Brasília. Nas redes sociais de Fausto Jr, ele assume o papel, assim como outros bolsonaristas, em defender o governo federal, usando as cores da bandeira do Brasil, além de fazer críticas ao ex-presidente Lula (PT). No ano passado, Fausto participou do programa da deputada Carla Zambelli (PL), que recentemente culpou Manaus pela falta de oxigênio na segunda onda da covid-19, ausentando a responsabilidade do governo.

Vale ressaltar que, durante o encontro com Fausto Jr e Zambelli, os dois fizeram duras críticas à CPI da Covid, conduzida por Omar Aziz e que investigou a administração do governo federal na pandemia. O deputado foi um dos ouvidos pela Comissão e saiu do plenário com uma rivalidade com Omar, após acusações contra ele.

Foto: Divulgação

De acordo com o deputado estadual, ele vai a Brasília para conversar com pessoas ligadas ao presidente Bolsonaro, principalmente com o corpo jurídico. Fausto Jr ainda destacou que não quer ser visto como “salvador da pátria”, mas que precisa tomar uma medida para solucionar o problema que prejudica a Zona Franca de Manaus.

“Não estou aqui me colocando como a pessoa que vai resolver. Mas, todos nós, enquanto representantes do povo, temos a obrigação de dar a nossa contribuição nessa questão, uma vez que estamos vendo a ineficiência da bancada federal nesse ponto”, disse.

Leia mais: Omar Aziz sobe no palco e discursa em evento de apoio a Lula em SP: ‘forças democráticas’

O deputado ainda afirmou que, teoricamente, a obrigação de defender a ZFM pertence à bancada federal, que não tem feito o trabalho como deveria. “A nossa bancada possui apenas oito deputados, quem precisa fazer com que haja esse equilíbrio seria o Senado”, comentou.

Na sala de imprensa da Aleam, Fausto Jr ainda aproveitou para atacar o senador Omar Aziz, seu alvo preferido pós-CPI da Covid, e a quem teve de pagar indenização por postagens ofensivas. Para ele, é lamentável que a bancada seja liderada pelo senador do PSD, pois o mesmo quer usara pauta para oferecer como discursos ao ex-presidente Lula.

Foto: Agência Senado

“Lamentavelmente, nós temos como coordenador o senador Omar Aziz, que está achando ótimo o Bolsonaro fazer com que a Zona Franca seja prejudicada por meio desses decretos, porque vai ter discurso para ele trazer para o Lula no Amazonas”, disparou.

Segundo Fausto Jr, o senador não está interessado em resolver o problema da Zona Franca de Manaus, pois está interessado em fazer a situação de palanque político. Ele ainda afirmou que vai a Brasília porque “enxerga que é uma questão que está acima de bandeira partidária.”

Leia mais: Bancada do AM se reúne com Moraes para defender ADI contra decreto do IPI

“Não estou aqui para fazer o salvador da pátria, mas assim como eu pretendo conversar com as pessoas que eu tenho acesso, dar contribuição que posso dar, todos os representantes podem dar. É como se fosse um chamamento para guerra”, disse.

Omar lidera bancada

Liderados por Omar Aziz, a bancada federal entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). Fazem parte da bancada os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB), e os deputados federais Átila Lins (PSD), Marcelo Ramos (PSD), Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade), Silas Câmara (Republicanos) e José Ricardo (PT). Os deputados Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (UB) não assinaram a ação.

Ao Portal AM1, o deputado afirmou que a Assembleia Legislativa do Amazonas estuda entrar com uma ação junto ao Governo do Amazonas, mas nada foi oficializado até o momento. “Como esse é um tema que precisa de união por parte de todos os Poderes e agentes públicos, não tenha duvida que a Aleam não participou na construção da ADI por parte do governo”, explicou.