Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Filiação de Joice Hasselmann ao PSDB gera insatisfação na militância tucana

Ainda com lembrança das eleições de 2020, interlocutores argumentam que a deputada "não tem nada a ver com o partido"

Filiação de Joice Hasselmann ao PSDB gera insatisfação na militância tucana

Foto: reprodução redes sociais

São Paulo- SP A filiação da deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP),nessa quinta-feira (7), criou insatisfação em parte da militância do PSDB paulistano, em especial entre grupos que eram mais próximos ao ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em maio.

Ainda com lembrança das eleições de 2020, interlocutores e militantes tucanos argumentam que a deputada “não tem nada a ver com o partido” e alguns já cogitam retirar o apoio ao governador João Doria (PSDB-SP) nas prévias à Presidência.

Joice se filiou na tarde de quinta na sede estadual do partido, em São Paulo, em um evento com a presença de Doria. Ao final, alguns militantes da Juventude do PSDB foram ao local protestar contra a adesão.

A insatisfação com a chegada da deputada não é algo restrito a apenas esse grupo. Segundo informações, membros da “velha guarda” do partido, próximos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador Geraldo Alckmin, e jovens filiados da militância tucana são os mais críticos à filiação da deputada. A ala mais afeita ao prefeito Bruno Covas, que faleceu em março vítima de um câncer, também não se animou com a chegada da parlamentar.

Os principais argumentos dos insatisfeitos começam pelo perfil de Joice, conhecida por ataques pessoais e ofensivos a seus desafetos. Eles lembram de ataques ao governador João Doria, a Bruno Covas e ao próprio PSDB ao longo dos últimos anos.

Nas redes sociais, vídeos de um debate da campanha à Prefeitura de São Paulo no ano passado viralizaram novamente. Neles, Joice aparece constrangendo Bruno Covas, cantando uma música irônica relacionada ao aumento do IPTU.

A filiação de Joice ao PSDB começou a ser discutida entre os tucanos após a morte do prefeito. Algumas fontes ouvidas pela reportagem apostam que os políticos envolvidos na mudança teriam optado por filia-la com tempo de distância do falecimento de Covas justamente para não causar desconforto.

Houve quem também amenizasse a chegada da deputada à legenda, apesar de ressaltaram não esquecer do que foi dito por ela ao longo da campanha.

Vídeo da neo-tucana

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) também fez críticas a filiação da deputada Joice Hasselmann (SP) ao PSDB. A congressista bolsonarista juntou em um vídeo uma série de registros em que Joice aparece criticando o partido tucano.

Na legenda, escreveu: “Ah, Joice Hasselmann… Agora, no PSDB. Quem não esperava que, mais uma vez, ela fosse trair tudo o que dizia? Falando nisso, você já deixou de segui-la nas redes sociais? Entre lá e confira”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também debochou da filiação de Joice. O filho do presidente compartilhou um print com o comentário negativo feito por Tomas Covas, filho do ex-prefeito de São Paulo Bruno Covas. “Seja bem-vinda, Peppinha”, ironizou filho do presidente, fazendo ainda referência ao desenho animado Peppa Pig –apelido de Joice usado por bolsonaristas.

Ao saber da filiação, Tomás Covas, filho do ex-prefeito, comentou “vergonha” nas redes sociais.

(*) Com informações do UOL e poder360

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter