Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Fransuá viaja para discutir clima enquanto vereadores da comissão ambiental se omitem

Fransuá viaja para Brasília no dia 27; Comissão do Meio Ambiente da CMM pouco tem feito pela causa ambiental

Fransuá viaja para discutir clima enquanto vereadores da comissão ambiental se omitem

Kennedy Marques, Fransuá e Alonso Oliveira (Fotos: Divulgação/CMM)

Manaus (AM) – Mesmo não sendo da presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Fransuá (PV) irá a Brasília para participar de um evento com a temática “Discutindo Mudanças Climáticas na Região Norte”. Por outro lado, os representantes da pasta ambiental da CMM, Kennedy Oliveira (PMN) e Alonso Oliveira (Avante), pouco tem feito para as problemáticas do clima na capital amazonense.

A reunião que Fransuá irá participar é uma reunião na Coordenação do Partido Verde (PV), que deve ocorrer no período de 27 a 29 de setembro. Além disso, a CMM irá custear os bilhetes de passagem aérea nos trechos Manaus/Brasília/Manaus. Fransuá é representante direto de apenas uma comissão, como vice-presidente, na Constituição, Justiça e Redação.

Conforme o Corpo de Bombeiros do Amazonas, cerca de 500 casos de incêndios foram registrados em Manaus nos últimos dois meses – o que afeta diretamente a população manauara, já que além das queimadas, a população tem sofrido com o verão amazônico, intensificando o calor e falta de pureza no ar.

Com registros de temperaturas extremas e incêndios em áreas de vegetação que já deixaram a capital coberta por fumaça na semana passada, o Portal AM1 já havia ido atrás do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia, na CMM, o vereador Kennedy Marques, e o vice-presidente, Alonso Oliveira, para questioná-los sobre suas ações acerca da problemática.

Para a equipe de reportagem, Kennedy havia informado que a comissão estava trabalhando em seu gabinete, mas que, por enquanto, nenhum projeto havia sido apresentado na Câmara ainda. Alonso, por sua vez, informou que não tinha muito o que fazer sobre as queimadas.

“E o que que nós devemos fazer? É um projeto? Projeto de lei não vai impedir, não vai impedir coisa alguma. O que nós temos que fazer é criarmos alguns procedimentos com o Executivo Federal, Estadual e Municipal como forma de conscientizar, começando por dentro das escolas”, disse o vereador.

Enquanto Fransuá está indo a Brasília discutir a temática, Kennedy já havia comentado o seu desejo de ir à capital brasileira buscar apoio da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Procurado pela reportagem para questionar se ele já foi a Brasília ou se vai para o mesmo evento de Fransuá, Kennedy Marques não se manifestou. A matéria segue com espaço aberto para a resposta do parlamentar.

Veja o documento da ida de Fransuá a Brasília:

 

LEIA MAIS: