Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Economia

Fundo deve atrair investimentos e qualificar mão de obra, diz Cieam

O presidente da Cieam também diz que o Fundo poderá reduzir a dependência de indústrias tradicionais, fomentando áreas como a biotecnologia e a economia verde.

Fundo deve atrair investimentos e qualificar mão de obra, diz Cieam

Motocicleta (Foto Abraciclo)

Manaus (AM) – Um evento vai discutir na quarta-feira (21), a operacionalização da manutenção da sua competitividade nos termos da Emenda Constitucional 132/2023, um dos compromissos da Reforma Tributária, que estabeleceu um novo sistema para a cobrança de impostos no Brasil.

Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Luiz Augusto Rocha, um dos compromissos da Reforma e um dos maiores desafios da Legislação Complementar, é o detalhamento do Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica da ZFM. Rocha avalia como um novo capítulo para a Amazônia, seu desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades regionais.

“A ZFM está assegurada até 2073 e este Fundo poderá fornecer um suporte vital para: atrair investimentos em inovação e tecnologia; qualificar a mão de obra local; modernizar a infraestrutura de transportes e promover a diversificação produtiva”, disse.

O presidente da Cieam também diz que o Fundo poderá reduzir a dependência de indústrias tradicionais, fomentando áreas como a biotecnologia e a economia verde.

“Além disso, podemos assegurar investimentos em educação, saúde, ciência e tecnologia, infraestrutura social e ambiental, visando a criação de empregos, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. E, adicionalmente, apoiar projetos com impacto social positivo, desde a sustentabilidade ambiental até a economia criativa”, disse.

O financiamento também é considerado uma oportunidade caso seja aliada a uma visão ambiciosa, que pode expandir a interação produtiva sustentável entre a planta industrial de Manaus, terceira maior do Brasil, e a diversidade biológica da Amazônia, começando pela expansão dos insumos para a segurança alimentar de base tecnológica, para a produção de partes e peças da indústria de duas Rodas, fibras para a indústria têxtil, bioativas para ração, para a indústria de farmacologia genérica, dentre outras grandes oportunidades.

Mas para o sucesso do Fundo, a gestão do modelo de governança, garantindo a participação de diversos setores na tomada de decisões, deverá ser priorizada.

“Um Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal, do Estado do Amazonas, da indústria da ZFM e da sociedade civil, poderá ser responsável por orientar as estratégias e assegurar a transparência e a responsabilidade na aplicação dos recursos”, disse concluiu Rocha

Debate

A iniciativa será realizada pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com participação especial do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Os painéis de debates ocorrerão presencialmente na sede da Suframa, em Manaus, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Autarquia. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.

 

LEIA MAIS: