Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Gedeão Amorim coloca em pauta os resultados da gestão municipal

Gedeão Amorim coloca em pauta os resultados da gestão municipal

A distribuição de água, o transporte coletivo público e o excesso de buracos nas ruas, serviços terceirizados pelo município, também chamam a atenção do parlamentar pelas péssimas condições em que se encontram. (Foto: Tiago Côrrea)

Falta de água, transporte público precário, ruas sem infraestrutura e salários defasados dos servidores municipais foram as observações apontadas pelo vereador Gedeão Amorim (PSDB) sobre a  administração do prefeito Arthur Neto (PSDB), durante discurso na tribuna. O parlamentar é presidente da Comissão de Serviço Público  na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Segundo Gedeão, o artigo 7° da constituição, em seu inciso IX, assegura que todo trabalhador brasileiro tem que ganhar pelo menos um salário mínimo, que este ano está na ordem de R$ 937. Ele disse que servidores de área não específica, que são aqueles profissionais que não estão enquadrados em categorias que tem planos de carreira, recebem abaixo deste teto na Prefeitura de Manaus.  

“Há poucos dias eu recebi em meu gabinete representantes dessa categoria, um deles era um arquiteto formado e me disse que ganha o valor de salário base de 415 reais. Esses profissionais precisam estar correndo atrás de serviços extras dentro de suas funções para conseguirem se manter e sobreviver” relata o vereador.

Prejudicados

De acordo com o vereador, esses trabalhadores são extremamente prejudicados, pois, suas aposentadorias serão baseadas neste valor do salário base. “Se a constituição nos assegura que o direito do trabalhador é receber pelo menos um salário mínimo, como o próprio poder público arranja estes artifícios e não assegura isso ao servidor”, expõe.

Gedeão relembrou que o prefeito Arthur Neto é conhecido como um grande parlamentar, daqueles que lutam pelas causas da cidade de Manaus e para ele, isto é uma causa que ele deveria olhar na condição de dirigente executivo, além de manter funcionando as necessidades básicas como a água chegando à casa dos cidadãos e um transporte público digno para toda a população.

Terceirizadas

A distribuição de água, o transporte coletivo público e o excesso de buracos nas ruas, serviços terceirizados pelo município, também chamam a atenção do parlamentar pelas péssimas condições em que se encontram. Para ele, o mínimo que podemos esperar é que as necessidades do dia-a-dia se mantenham funcionando corretamente e que o Prefeito precisar parar de colocar a culpa na “crise” quando justifica a qualidade do serviço prestado.

“Algo está errado, se as empresas estão recebendo para realizar o serviço e ainda sim, não atendem à demanda da população, nós precisamos exigir mais, o que não podemos é ficar reclamando todos os dias de falta de água e transporte público precário”, finaliza Gedeão.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação