Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Governo Federal nega apoio logístico para envio de caixões a Manaus

O Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefeam) informou que, há uma semana, a média diária na cidade subiu de 30 para 100 enterros

Governo Federal nega apoio logístico para envio de caixões a Manaus

Foto: Márcio Silva - Portal AM1

A Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF) informou, por meio de nota, que o Governo Federal negou um pedido de apoio logístico para adequar o estoque de urnas funerárias que serão enviadas a Manaus.

A informação foi divulgada em rede nacional pelo Globo News em Pauta, na noite de terça-feira, 28.

O pedido foi feito pela associação após o aumento na demanda de enterros e para evitar um colapso funerário.

A solicitação é assinada pelo presidente da ABREDIF, Lourival Antônio Panhozzi, e nela ele pede o apoio logístico por aviões para transportar as urnas até Manaus.

Leia mais: Com cemitérios lotados, famílias mostram insatisfação com sepultamentos

A carga está sendo transportada em vários caminhões e pode demorar dias para chegar na capital amazonense.

Segundo Panhozzi, o transporte aéreo possibilitaria uma pronta reposição das urnas, até que as cargas por via terrestre chegassem.

A associação afirma que o Governo Federal entrou em contato, negando o pedido, e informou que “já adotou ações para minimizar os impactos do coronavírus no Estado do Amazonas, entre elas a entrega de 55 respiradores; 486 máscaras; 46.560 testes rápidos, e o envio de 29 profissionais da Força Aérea Nacional do Sus (8 médico, 19 enfermeiros e 02 fisioterapeutas)”.

O Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefeam) informou que, há uma semana, a média diária na cidade subiu de 30 para 100 enterros.

Antes disso, cartórios da capital já estendiam o regime de plantão para atender a alta demanda de registro de óbito.

 

Leia mais: Vítimas de coronavírus são enterradas em valas comuns no cemitério do Tarumã 

 

Leia a seguir o pedido da ABREDIF:

 

À Secretaria Especial de Articulação Social do Governo Federal

ABREDIF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E DIRETORES DO SETOR FUNERÁRIO, entidade sem fins lucrativos, portadora do CNPJ nº 01.602.407/0001-08, com sede na cidade de Botucatu, estado de São Paulo, na Rua Dr. Rodrigues do Lago nº 464, neste ato, representada por seu Diretor Presidente, Senhor Lourival Antonio Panhozzi, brasileiro, casado, portador do RG. nº 12.603.213 e CPF nº 020.776.618-52, residente e domiciliado em Botucatu, vem respeitosamente expor e solicitar:

Considerando o estado de Calamidade Pública que se encontra a cidade de Manaus – AM, desencadeada pela Covid -19; Considerando o aumento repentino e abrupto de óbitos pelo covid-19; Considerando que após vários pedidos aos órgãos competentes, tanto do município, bem como do Governo do Estado, foram infrutíferos; Considerando que o estoque de urnas funerárias naquele local está no dia de hoje (25/04/2020), abaixo de 1.000 (mil); Considerando que o número de óbitos diários, passa de 130; Considerando que o transporte rodoviário de urnas para Manaus não conseguirá chegar a tempo de suprir a necessidade urgente. Considerando que temos condições de fornecer urnas funerárias para suprir esta deficiência,

SOLICITAMOS

Que nos forneça o transporte aéreo da Cidade de Campinas/SP para a cidade de Manaus de 2.000 urnas.

DIMENSÕES PARA TRANSPORTE:

Provavelmente as urnas funerárias seguirão em paletes com 20 urnas cada, mediando 1,10m de largura X 2,00 m de comprimento, com altura variando de 2,6 a 3,00 m, dependendo da fábrica, ou então, pilhas individuais de 10 urnas, mediando 0,65m X 2,00m com 2,6 de altura, pois nem todas as empresas utilizam paletes.

Certo de sempre poder contar com a acolhida deste órgão, aguardo retorno e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente;

LOURIVAL ANTÔNIO PANHOZZI

Presidente da ABREDIF

 

(*) Com informações da ABREDIF