Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Vítimas de coronavírus são enterradas em valas comuns no cemitério do Tarumã 

Ao Portal AM1, o órgão informou que a média de sepultamentos antes da pandemia era de 30 no local e já ultrapa os 100 enterros no atual momento.

Vítimas de coronavírus são enterradas em valas comuns no cemitério do Tarumã 

Foto: reprodução

Devido o aumento no número de mortes pelo novo coronavírus em Manaus, as vítimas estão sendo enterradas em valas comuns  no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã. A informação é da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que adotou o sistema de trincheiras para realizar os enterros. 

Ao Portal AM1, o órgão informou que a média de sepultamentos antes da pandemia era de 30 no local e agora já ultrapa os 100 enterros. Segundo a pasta, “a medida foi necessária para atender a demanda de sepultamentos na capital”. 

“A metodologia, já utilizada em outros países, preserva a identidade dos corpos e os laços familiares, com o distanciamento entre os caixões e com a identificação das sepulturas”, explica a Semulsp. 

Mais cedo um vídeo chamou a atenção nas redes sociais, onde mostra o momento em que, pelo menos, sete caixões eram enterrados em uma cova coletiva no cemitério da zona oeste. Até agora, a capital amazonense registrou 163 mortes pela doença, segundo o boletim da Fundação Vigilância em Saúde (FVS), desta terça-feira, 21.

Para atender a demanda de sepultamentos nos últimos dias, a Semulsp também instalou duas câmaras frigoríficas no cemitério municipal. O local atende a população mais vulnerável de forma gratuita.

“As câmeras estão sendo utilizadas para o armazenamento dos caixões, enquanto os familiares aguardam o momento do enterro, sem a necessidade do veículo do SOS Funeral ficar aguardando a liberação, já podendo retornar à base para novo chamado”, ressalta a Secretaria.

Contêiner escritório

A Prefeitura de Manaus informou que também instalou um contêiner escritório para dar suporte a servidores e familiares das vítimas da covid-19 que forem enterrar seus entes queridos no cemitério Nossa Senhora Aparecida. 

“O contêiner funcionará como um escritório do serviço do SOS Funeral para administração de corpos que chegam para sepultamento no cemitério e contém banheiro e condicionador de ar. A estrutura foi cedida pela empresa Nasser Engenharia à prefeitura por tempo indeterminado e sem custos ao erário público”, disse.

A unidade é intermediada pelas secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos Estratégicos (Semppe) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). 

https://twitter.com/PortalAmazonas1/status/1252744790334156800