Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Governo federal oficializa demissão de Alexandre Saraiva da PF no Amazonas

Portaria assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, também oficializa a designação do delegado Leandro Almada para a chefia no órgão no Amazonas

Governo federal oficializa demissão de Alexandre Saraiva da PF no Amazonas

Foto: PF/Divulgação

O governo federal oficializou, nesta terça-feira (20), a demissão de Alexandre Saraiva, do cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Os documentos, assinados pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, também oficializam a designação do delegado Leandro Almada para a chefia no órgão no estado.

Leia mais: ‘Alvo a ser abatido’, diz investigado sobre delegado Alexandre Saraiva, da PF

A troca no comando da PF no Amazonas ocorre após duras críticas trocadas entre Saraiva e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Pouco antes do anúncio de seu afastamento do cargo, Alexandre Saraiva registrou uma notícia crime contra Salles, contra o senador Telmário Mota (Pros) e o presidente do Ibama, Eduardo Bim. Segundo o documento, os três teriam praticados crimes previstos no Artigo 69 da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais), Art. 321 do Código Penal (Advocacia Administrativa) e Artigo 2o, § 1o da Lei 12.850/2013 (Organização Criminosa).

Leia mais: Após denunciar ministro Ricardo Salles no STF, chefe da PF no Amazonas é demitido

Antes disso, no início do mês, Alexandre Saraiva rebateu críticas de Ricardo Salles justamente sobre a Operação Handroanthus, que, capitaneada pela Superintendência Regional no Amazonas, foi responsável pela apreensão recorde de aproximadamente 200.000 m3 de madeira em toras extraídas ilegalmente por organizações criminosas que atuam na região.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Saraiva disse que é a primeira vez que vê um ministro do Meio Ambiente se manifestar de maneira contrária a uma ação que visa proteger a floresta amazônica.