Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Greve dos professores entra no 9º dia com mais protestos na Aleam

Categoria voltou a se mobilizar na Casa legislativa nesta quinta-feira (25).

Greve dos professores entra no 9º dia com mais protestos na Aleam

Número de trabalhadores que aderiram ao movimento chamou a atenção ontem. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Manaus (AM) – A categoria de profissionais da Educação voltou, nesta quinta-feira (25), a se mobilizar na frente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para reivindicar aumento salarial de 25%, entre outras demandas. Este é o nono dia de greve.

Ontem, registros em foto e vídeo da mobilização realizada no local, compartilhados nas redes sociais e na imprensa, chamaram atenção pelo número de trabalhadores que aderiram ao movimento.

Os grevistas tomaram a entrada e o espelho d’água da Aleam e o trânsito ficou lento na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul.

Visitantes que ocuparam a galeria bradavam palavras de ordem.

Em meio aos protestos, o presidente da Casa, Roberto Cidade (União), resolveu intervir para garantir a continuidade da sessão, que prosseguiu em clima tenso.

A transmissão dos trabalhos no YouTube chegou a ser interrompida pela TV Aleam. A assessoria do órgão alegou problemas técnicos.

Contraproposta

Na terça-feira (23), o governo estadual anunciou que as negociações estavam condicionadas ao retorno dos professores à sala de aula.

O Executivo ofereceu uma contraproposta de 8%, o que não foi acatado pela categoria e afirmou que descontaria os valores referentes aos dias de paralisação.

Os trabalhadores também exigem reajuste do vale-alimentação e auxílio-localidade; cumprimento das progressões horizontais e verticais e plano de saúde para aposentados.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), a greve dos professores paralisou as aulas de 70% das escolas estaduais de Manaus.

Uma parcela dos profissionais do interior do estado também interrompeu as atividades.

O indicativo de greve foi oficializado em assembleia realizada no dia 15 de maio deste ano.

LEIA MAIS: