Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Guarda Municipal de Manaus é colocada em ‘alerta máximo’

A determinação considera os ataques ocorridos no último domingo (8), em Brasília (DF), e tem o objetivo de prevenir ocorrências locais na capital amazonense

Efetivo fica à disposição da prefeitura (Foto: João Viana/Arquivo Semcom)

A Prefeitura de Manaus colocou todo o efetivo da Guarda Municipal em alerta para garantir o direito de ir e vir da população, e resguardar os bens públicos. A medida consta no Decreto nº 5.477, da edição nº 5501 do Diário Oficial de Manaus (DOM), assinado na última segunda-feira (9), pelo prefeito em exercício, Marcos Rotta.

O documento autoriza o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Pública e Social (Semseg), Sérgio Fontes, a convocar todos os servidores para a atuação imediata.

Ou seja: com o decreto, fica autorizado ao secretário Sérgio Fontes suspender, se for necessário, todas as férias e licenças em geral, ressalvados os casos médicos. Também está autorizado o remanejamento de lotação dos servidores da Guarda Municipal, além da jornada diferenciada de trabalho, dando mais segurança à população de Manaus.

A determinação considera os ataques ocorridos no último domingo (8), em Brasília (DF), e tem o objetivo de prevenir ocorrências locais na capital amazonense, por conta da recente retirada dos manifestantes que estavam acampados em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na zona Oeste.

Desde a manhã de segunda-feira, todos os órgãos da Prefeitura de Manaus estão seguindo a determinação do prefeito em exercício, Marcos Rotta, apoiando de forma auxiliar o Governo do Estado a cumprir as normas estabelecidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de desocupar a frente de quartéis e prédios públicos por todo país.

“Nós já temos empreendido uma parceria que tem trazido muitos frutos à cidade de Manaus e agora aumentada por conta do decreto do ministro Alexandre de Moraes, que prega que todos os municípios prestem apoio às ações do governo do Estado”, destacou Rotta.

O secretário Sérgio Fontes reforçou o apoio e garantiu que a lei e a ordem serão preservadas.

“Estamos integrados, participando de todas as reuniões com as autoridades estaduais e será fornecida toda a ajuda que os órgãos de segurança precisarem”, afirmou Sérgio Fontes.

LEIA MAIS: