Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Prefeituras do AM vão buscar mais verbas e terão setor para planejar festas

Nova gestão da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) tomou posse e anunciou planos para 2023

Prefeituras do AM vão buscar mais verbas e terão setor para planejar festas

Posse da Associação Amazonense dos Municípios (Foto: Divulgação/AAM)

MANAUS – Em ano pré-eleitoral, prefeitos do interior do Amazonas vão buscar mais recursos públicos com os governos federal e estadual, e terão um setor para dar apoio técnico e garantir que festas não sejam barradas por órgãos fiscalizadores. A informação foi passada pelo novo presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), prefeito Anderson Sousa (UB).

O prefeito de Rio Preto da Eva foi empossado presidente da AAM, nessa segunda-feira (02), junto a outros prefeitos que integram a nova gestão, em cerimônia que ocorreu em Manaus. Sousa destacou que os municípios precisam de mais verbas para por em práticas projetos pendentes e continuar desenvolvendo.

Leia mais: Prefeitos do AM na mira dos órgãos de controle por esbanjar recursos públicos assumem gestão da AAM

“Nós precisamos fazer os nossos projetos. Ir em busca de recursos, seja ele nacional, seja ele internacional seja ele de que fonte for, mas nós temos que encontrar meios de fazermos caravanas de prefeitos e irmos para fora do país, para dentro do país, para participar de Congresso, levantarmos nossas bandeiras para nós reivindicarmos os nossos direitos”, disse o prefeito.

O novo presidente disse que a associação vai fortalecer a parte técnica e dar apoio para que as prefeituras tenham acesso a mais recursos federais, principalmente para as áreas de Saúde, Educação, Saneamento Básico e Assistência Social, por meio de programas como o “Brasil Mais”.

Leia mais: Associação dos municípios do AM recorre para garantir recursos do FPM

O prefeito disse ainda que acredita no apoio da bancada federal do Amazonas para fazer a “busca ativa de recursos”, e no retorno das emendas de bancada. “Faz tempo que ninguém tem uma emenda de bancada para os municípios. lembro bem quando fui presidente nós tínhamos duas emendas de bancada, chegava a 200, 400 milhões para o interior e hoje nós não temos mais”, disse.

O discurso sobre a falta de recursos foi repetido por outros prefeitos. O chefe do Executivo de Manaquiri, Jair Souto (MDB) a dizer que “os municípios estão falidos se o governo federal e estadual não financiar a Saúde”.

Ao Portal AM1, o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (PSC) é um consenso da atual da associação, e os prefeitos “o que nós recebemos para custear, sobretudo os percentuais da saúde, é insuficiente”, frisou.

Setor de festas

Mesmo com a escassez de recursos, Anderson Sousa anunciou que a associação terá um setor exclusivo para “orientar e preparar projetos” referentes às festas nos municípios. Em 2022, diversas prefeituras tiveram shows, contratados para festejos e comemorações, barrados pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

O prefeito defendeu que as festas são importantes para a cultura da cidade e criticou as decisões dos órgãos fiscalizados. Ele direcionou um pedido ao Procurador Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que participou da cerimônia.

Leia mais: ‘Vamos lutar pelas nossas festas no interior’, diz novo presidente da AAM

“O povo que não tem cultura não tem memória. […] Como pode simplesmente o MP fazer com que não haja mais festa nos municípios, não queremos um município sem memória. […] Eu não consigo contar porque simplesmente eu fui paralisado por conta de um juiz, de um promotor, que tomou decisão, peço a sua ajuda”, disse.