Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Economia

Guerra na Ucrânia afeta segurança alimentar na África e no Oriente Médio

O alerta feito é do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola da Organização das Nações Unidas

Guerra na Ucrânia afeta segurança alimentar na África e no Oriente Médio

Foto reprodução Agência Brasil

A guerra instaurada entre Rússia e Ucrânia estão causando impactos a níveis globais em diversos setores, porém, a região que mais está sofrendo com isso é o Norte da África e o Oriente Médio, pela fome, e isso irá se alastrar rapidamente. A advertência veio por meio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas.

O aumento dos preços dos alimentos junto da escassez de recursos fazem com que o Oriente Médio e o Norte da África se enquadrem no grupo de países vulneráveis, que inclui o Chifre da África, onde os mais pobres se encontram em maior risco.

A ONU, emitiu uma nota sobre a situação nesta quinta-feira (17).

“Um quarto das exportações mundiais de trigo é proveniente da Rússia e da Ucrânia” e “40% do trigo e do milho da Ucrânia são destinados ao Oriente Médio e à África, que já se debatem com problemas de fome, e onde a escassez de alimentos ou o aumento dos preços corre o risco de empurrar milhões de pessoas para a pobreza”, afirma a agência.

Leia mais ‘No mínimo, é imoral’, dispara Guedes sobre nomeação da irmã de David para comandar Semed

A Rússia é também o maior produtor mundial de fertilizantes, e mesmo antes do conflito, os picos de preços no ano passado contribuíram para o aumento nos preços dos alimentos de cerca de 30%. 

“Estou profundamente preocupado que o conflito violento na Ucrânia, que já é uma catástrofe para os diretamente envolvidos, seja também uma tragédia para as pessoas mais pobres do mundo, que vivem nas zonas rurais, e que não podem absorver os aumentos de preços dos alimentos básicos e dos fertilizantes agrícolas que resultarão das perturbações no comércio global”, disse o presidente da agência, Gilbert F. Houngbo.

Houngbo concluiu expressando sua preocupação com o impacto total causado pelos conflitos entre as atuais potências.

“Já estamos assistindo a aumentos de preços e isso pode levar a uma escalada da fome e da pobreza, com graves consequências para a estabilidade global”, acrescentou.

(*) Com informações Agência Brasil