Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Mundo

Haiti soma mais de 720 mortos após terremoto; buscas por sobreviventes continuam

Muitos edifícios desabaram durante o terremoto, prendendo centenas de moradores sob lajes de concreto

Haiti soma mais de 720 mortos após terremoto; buscas por sobreviventes continuam

As equipes de resgate procuravam, neste domingo (15), sobreviventes no Haiti, um dia após um terremoto de magnitude 7,2 que deixou pelo menos 724 mortos e mais de 2.800 feridos no sudoeste da ilha e reviveu memórias terríveis do grande terremoto de 2010.

O terremoto ocorreu no sábado (14) às 08h29 (9h29 de Brasília) a 12 km da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 km da capital haitiana Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Muitos edifícios desabaram durante o poderoso terremoto, prendendo centenas de moradores sob lajes de concreto.

Os habitantes se mobilizaram para socorrer as vítimas feridas. “As primeiras intervenções, realizadas tanto por socorristas profissionais como por membros da população, permitiram retirar muitas pessoas dos escombros”, afirmaram os serviços de Defesa Civil.

Leia também: Novo tremor de magnitude 5,9 é registrado no Haiti

Neste domingo, máquinas pesadas, caminhões e retroescavadeiras trabalhavam para limpar os escombros na cidade de Les Cayes, perto do epicentro do terremoto, a cerca de 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, observou a AFP no local.

Ferido na cabeça, Marcel François foi imediatamente transportado para o hospital, em estado de choque, sem notícias de sua filha de 10 meses, ainda presa nos escombros.

“Achei que minha filha estava morta. Estava chorando quando cheguei ao hospital”, contou emocionado o jovem de 30 anos.

Graças à ação conjunta dos moradores e de seu tio, a pequena Ruth Marlee Alliyah François foi resgatada quatro horas após o terremoto.

O chefe do governo, Ariel Henry, que sobrevoou as áreas mais afetadas de helicóptero no sábado, anunciou que o estado de emergência foi declarado por um mês nos quatro departamentos afetados pela catástrofe.

*Com informações de O Estado de Minas

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.