Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Homicídios nas ruas de Manaus podem ter relação com massacre, diz PC

Crimes fora do presídios na noite de segunda,27, podem ter relação com o massacre dos presídios, como forma de retaliação

Homicídios nas ruas de Manaus podem ter relação com massacre, diz PC

Após o massacre dos presídios de Manaus deixar mais de 40 mortos nos últimos dois dias, os homicídios continuaram na noite desta segunda-feira, 27. Pelo menos três pessoas foram mortas como forma de retaliação, desde as 18h, e outras três sofreram tentativa de homicídio. A informação foi repassada pela Polícia Civil, que confirmou também que uma força tarefa de urgência foi convocada para conter os ataques.

Mortes teriam sido em retaliação aos massacres (Josemar Antunes/Amazonas1)

O delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículo (Derfv), revelou com exclusividade à reportagem do Amazonas1, que os crimes fora do presídios na noite desta segunda, podem ter relação com o massacre dos presídios, como forma de retaliação.

Outra autoridade, o delegado Orlando Amaral, também revelou ao Amazonas1, no Instituto Médico Legal (IML) que uma força tarefa foi montada para conter os ataques, de modo que todos os delegados foram convocados para estarem na rua agindo em conjunto. Amaral também confirmou que um racha interno da facção FDN seria a causa para a onda de violência, dentro e fora dos presídios.

Até o fim da noite de ontem,28, oito corpos de presos  mortos na manhã de domingo, 26, já haviam sido liberados, restando ainda, sete. Já os corpos da chacina desta segunda-feira começarão a ser liberados a partir desta terça-feira, 28.

Os crimes

O primeiro caso aconteceu por volta das 18h, no conjunto Mutirão, localizado no bairro Amazonino Mendes. Na rua Itaipé, dois homens que estavam em uma moto assaltando, foram atacados por um atirador, que estavam perseguindo a dupla em uma moto. Os tiros aconteceram próximo à feira do Mutirão.

Um deles morreu ainda no local, e o comparsa conseguiu fugir entre os becos e não foi mais visto. O atirador não foi reconhecido e fugiu do local, sem deixar pistas.

Logo depois, por volta de 20h30 outro homem, ainda não identificado foi morto com três tiros dentro do estacionamento de um hipermercado, localizado na avenida Autaz Mirim. De acordo com as informação, a vítima estava acompanhado de um amigo, que também foi atingido mas conseguiu fugir, mesmo baleado.

Os dois ainda correram para dentro do estabelecimento, mas foram alcançados. Neste segundo caso, eram dois atirados que saíram de um beco na rua Itaipé, nas proximidades do hipermercado e foram até a dupla e abriram fogo.  

O terceiro homicídio foi confirmado para o conjunto Viver Melhor, localizado na Zona Norte de Manaus, e mais detalhes devem ser repassados no decorrer da noite.

Outra tentativa de homicídio foi identificada no bairro Novo Israel, mas sem maiores informações.

Mais dois homens que foram alvos de atentado, deram entrada no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Platão Araújo vítimas de arma de fogo na noite desta segunda-feira, mas o local onde ocorreram as tentativas de homicídios não foram divulgados.