Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Icônico Hotel Cassina será polo de inovação para empresas e startups em Manaus

Inaugurado no tempo áureo da borracha, prédio estava em ruínas e abandonado no Centro da capital. Restauração do prédio tem foco na economia 4.0

Icônico Hotel Cassina será polo de inovação para empresas e startups em Manaus

(Carlos Bolívar/Amazonas1)

Um dos prédios mais icônicos de Manaus, o antigo Hotel Cassina, será transformado em um distrito de inovação tecnológica. A obra de restauro foi lançada nesta quarta-feira, 18, pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto.

Construído em 1899 pelo comerciante italiano Andrea Cassina, na época áurea da borracha, o hotel foi o primeiro estabelecimento de hospedagem de primeira classe em Manaus. Com o declínio da economia, o local virou uma pensão e mais tarde um cabaré.

Atualmente, resta apenas a estrutura do prédio que será restaurada pela Prefeitura de Manaus. O projeto está orçado em mais de R$ 12 milhões e será financiado pelo Tesouro Municipal. A obra já foi aprovada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

https://www.facebook.com/JorgeManuelNeuer/videos/908254239543452/?eid=ARATq8Q8IAEiU0uRfqoDzdYOeUitaJ4UERnDvxkKPGkWBkaJyzL6nRiLDWvPl3_jsZhjqGYapd5ipug7

“Quero fazer um templo da economia 4.0. Fazer disto aqui um polo de alto conteúdo tecnológico para startups. Então aqui, eu não vejo melhor designação do que fazer um polo para os nossos jovens terem possibilidade de criar suas empresas e procurarem ser uma parte importante na inserção do Amazonas na era 4.0, na era da economia da quarta revolução industrial”, destacou Arthur Neto.

Sem atividades, os vãos inferiores das fachadas do antigo hotel foram fechados com alvenaria e atualmente estão cobertos por vegetação. No entanto, o prédio restaurado será uma oportunidade de inovação para empresas e startups, que terão incentivos da prefeitura para se integrarem no distrito tecnológico.

“A gente já está trabalhando em uma legislação junto com a Semef, uma legislação extrafiscal e fiscal para que incentive as empresas, as startups, virem pra cá para esse ambiente que vai ser verdadeiramente inovador e vai possibilitar todas as condições para que elas criem musculatura, para que elas criem condições necessárias e comecem a caminhar com as próprias pernas”, informou Marcos Pessoa, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação.

Ainda não há uma previsão para a entrega da obra. Uma reunião será realizada com a empresa responsável para avaliar o prazo.