Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Deputados paralisam votação para atender David Almeida

Prefeito de Manaus foi à Assembleia pedir que deputados destinem emendas para a capital, mas a visita atrasou o cotidiano normal da Casa

Deputados paralisam votação para atender David Almeida

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

MANAUS, AM – A visita do prefeito David Almeida (Avante) à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) causou um atraso no cotidiano normal do Legislativo estadual. O prefeito foi à Assembleia nesta quarta-feira (17), para pedir emendas a deputados estaduais, e acabou atrasando o cotidiano da Casa, que já está “capengando” pelas faltas de deputados há algum tempo.

De um total de 22 projetos, que deveriam ser votados no sistema de discussão única e votação nesta quarta-feira, apenas cinco foram votados, e 17 ficaram para a próxima sessão. Os projetos votados foram três projetos enviados pelo Governo do Amazonas, e dois projetos do deputado Álvaro Campelo (PP).

Os projetos do governo votados na Assembleia dizem respeito ao Dia do Agente Ambiental Voluntário; outro, que altera o Estatuto do Policial Civil do Amazonas; e um terceiro, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já os projetos de autoria de Álvaro Campelo foram para a concessão de honrarias: a Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral para o próprio Bernardo Cabral, e a concessão da Medalha Ruy Araújo para a desembargadora Joana dos Santos Meirelles.

Leia mais: LOA: deputados votam orçamento para 2022 em 16 de dezembro

David foi à Aleam para pedir recursos para a cidade de Manaus no Orçamento Estadual de 2022. A Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano começou a tramitar na última terça-feira (16), sob relatoria do deputado Saullo Vianna (PDT). O parlamentar, inclusive, adiantou à equipe do Amazonas1 que o número de emendas pode aumentar consideravelmente: enquanto foram 600 em 2020, a previsão é que o número suba para mil emendas em 2021.

“Já está tramitando, já sim. Naturalmente o número esse ano será maior, mais de 1.000 emendas. No ano passado foram 600. E 50% são para saúde e o restante livre”, afirmou o deputado.

O projeto passará a constar na pauta durante cinco reuniões ordinárias, ou seja, até a próxima quarta-feira (24), prazo para que os deputados apresentem emendas ao projeto diretamente à Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia (CAE/Aleam). A Lei Orçamentária Anual deve ser votada em plenário no dia 16 de dezembro, encerrando o ano legislativo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.