Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

IML vai divulgar relatórios conjuntos com identificação de detentos mortos

A Seap também informou que dará assistência psicossocial permanente aos familiares dos detentos

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Instituto Médico Legal (IML) informaram que, a partir desta terça-feira, 28, serão divulgados, a cada meia hora, relatórios conjuntos de identificação dos detentos que morreram nos massacres no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM1), ocorridos no domingo, 26, e na última segunda-feira, 27.

(Josemar Antunes/Amazonas1)

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram 15 mortos no domingo, 26, e 40 na segunda-feira, 27, sendo 25 no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat); seis na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP); cinco, no Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM1); e quatro, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). O Compaj registrou 15 mortes no domingo, 26.

A Seap e o IML informaram, também, que a medida em que os corpos forem identificados, as famílias serão comunicadas por telefone e que a Seap dará assistência psicossocial permanente aos familiares dos detentos.

Familiares aguardam comunicados

Na sede do IML, a movimentação na manhã desta terça-feira, 28, ainda é baixa, pois os familiares dos presos ainda aguardam comunicado do Instituto Médico Legal para liberarem os corpos. Conformes informações, os 40 corpos dos detentos ainda estão passando por identificação e não há previsão de que todos sejam liberados hoje, pois ocorrerá gradativamente.

Os peritos do Departamento Psicotécnico Científico (DPC) e servidores do Instituto Médico Legal (IML) que estavam de folga, foram convocados para ajudarem na identificação dos mortos.