Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Indicação de Bosco Saraiva à Suframa repercute na Aleam: ‘conhecimento suficiente’

O ex-deputado Bosco Saraiva foi indicado pela bancada federal do Amazonas para assumir a superintendência da Suframa

Indicação de Bosco Saraiva à Suframa repercute na Aleam: ‘conhecimento suficiente’

Deputados do AM usaram o tempo de fala para parabenizar a indicação do ex-deputado à Suframa. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A indicação do ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi uma das pautas debatidas pelos deputados estaduais durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quinta-feira (2).

O nome do político foi mencionado pela bancada federal, formada por deputados e senadores do Amazonas, na última terça-feira (1). A indicação vai contra o que o ex-deputado afirmou em janeiro, quando destacou com exclusividade ao Portal AM1 que estaria focado em tirar um ano sabático.

Apesar do plano, Bosco Saraiva ainda chegou a comentar que as características dele o colocavam na disputa pelo cargo, mas que seguia com a mesma posição de ter uma “folga”, motivo pelo qual não concorreu às eleições em outubro.

Na Aleam, a nomeação de Bosco Saraiva foi citada pelo deputado Rozenha (PMB) na tribuna. O estreante na Casa declarou que é necessário mostrar ao resto do país a Zona Franca de Manaus, e ninguém melhor que uma pessoa que conhece a realidade do modelo econômico.

“Quero parabenizar a indicação da bancada amazonense ao nome do ex-deputado, ex-vereador, ex-presidente da Câmara, ex-deputado federal, Bosco Saraiva. Ele tem conhecimento suficiente para tocar a Suframa com muita excelência”, iniciou.

O estreante na Casa usou o tempo de fala na tribuna para parabenizar a indicação de Bosco Saraiva (Foto: Reprodução/Aleam)

O deputado ainda ressaltou que temia por uma indicação de alguém de fora do Amazonas, pois é importante que a pessoa que passará a ocupar o cargo tenha sensibilidade regional e entenda as demandas dos amazonenses.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) também foi outra parlamentar que usou o tempo de fala na sessão para parabenizar a indicação de Bosco Saraiva. Durante o pronunciamento, ela afirmou que espera que o nome do político seja confirmado pelo governo federal para que ele possa assumir, de fato, a superintendência da Suframa.

“No meu primeiro mandato, o deputado Bosco Saraiva sempre me apoiou, e eu era da oposição. Todas as pautas que eu trouxe aqui tive o apoio do deputado Bosco Saraiva. É um homem de diálogo e alguém que, com certeza, vai conseguir ampliar e trazer políticas públicas de perenidade, de garantias de implantações de mais projetos que gerem emprego e renda no nosso polo industrial”, disse.

A deputada relembrou os anos de mandato em que ocupou a Aleam junto ao ex-deputado Bosco Saraiva (Foto: Reprodução/TV Aleam)

Para Campêlo, se o ex-deputado assumir o cargo, “ele vai fazer o que a Suframa já deveria ter feito, que é levar esse desenvolvimento ao interior do Estado”. Por fim, ela parabenizou, mais uma vez, Bosco Saraiva e a bancada federal pela escolha.

Sem citar nomes, o deputado Comandante Dan (PSC) também falou sobre a necessidade de definir uma pessoa para ocupar a cadeira na Suframa. “Aproveito para pontuar a nossa preocupação em relação à nova matriz econômica que nós precisamos visualizar sendo desenvolvida no Amazonas”, completou.

Suframa sem nome definido

Apesar da indicação de Bosco Saraiva pela bancada federal, cabe ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a decisão final sobre quem irá comandar a Zona Franca de Manaus.

Atualmente, o cargo é preenchido por Marcelo Pereira, de modo temporário. O superintendente interino da Suframa ocupa a cadeira em um momento em que a Zona Franca de Manaus enfrenta mais um desafio, desta vez, com a discussão da reforma tributária em Brasília.

Ao Portal AM1, Marcelo Pereira destacou que, mesmo estando no comando por tempo determinado, não há limitações para que ele possa agir em defesa do modelo econômico. “Independentemente de quem esteja lá, nós temos uma equipe de qualidade e é uma equipe que dá suporte a todos os estados que forem”, comentou.

Leia mais: