Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Indicado por Bolsonaro, Mendonça é relator de ações contra Nikolas Ferreira

Nikolas Ferreira virou alvo de ações após usar a tribuna da Câmara para fazer um discurso com falas transfóbicas

Indicado por Bolsonaro, Mendonça é relator de ações contra Nikolas Ferreira

O ministro foi sorteado para ser relator das ações contra o deputado bolsonarista. Foto: Reprodução

Político caçula da base bolsonarista, o deputado Nikolas Ferreira (PL) terá como relator das ações contra ele o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro o qual foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado virou alvo de ações após usar a tribuna da Câmara para fazer um discurso com falas transfóbicas.

Mendonça foi sorteado para ser relator das ações contra Nikolas Ferreira. Ao todo, foram três ações protocoladas contra o deputado e o discurso dele. A Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas afirmou que o comentário de Nikolas configura a um discurso de ódio.

A bancada do Psol e do Rede, representadas pelos parlamentares Erika Hilton (PSol), Talíria Petrone (PSol), Guilherme Boulos (PSol) e Túlio Gadêlha (Rede), alegou que o bolsonarista cometeu crime de violência política ao discursar na Casa.

Outros parlamentares também entraram com uma ação no STF. Tábata Amaral (PSB), Duda Salabert (PDT), Pedro Campos (PSB), Camila Jara (PT), Duarte Junior (PSB) e Josenildo Abrantes (PDT) e o senador Alessandro Vieira (PSDB), ressaltaram que o deputado Nikolas Ferreira tem feito diversos episódios de discurso de ódio, além de disseminar preconceito.

As ações contra o deputado iniciaram após ele subir à tribuna do plenário no Dia Internacional da Mulher usando uma peruca. Na ocasião, ele disparou críticas à luta feminina e da comunidade LGBTQIA+.

Leia mais: