Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Economia

INSS divulga roteiros dos PREVBarcos no Pará e no Amazonas

INSS divulga roteiros dos PREVBarcos no Pará e no Amazonas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou os próximos municípios onde ocorrerão os atendimentos das três Unidades Móveis Flutuantes do INSS – conhecidos como PREVBarcos. As embarcações percorrerão 41 municípios, que totalizam 834.959 habitantes (IBGE). Ao final dos ciclos de navegação, os três PREVBarcos terão percorrido o equivalente a 632 dias de navegação.

O PREVBarco Belém I, vinculado à Gerência-Executiva do INSS de Belém (PA), está atendendo aos segurados de Portel (PA), localidade com mais de 60 mil habitantes distante 265 km da capital paraense. A embarcação ficará na localidade até o próximo dia 20, quando segue Bagre.

Enquanto isso, as outras duas embarcações do INSS do Estado do Amazonas, ligadas à Gerência-Executiva do INSS e Manaus, estão em Canutama, distante 744 km de Manaus e em São Paulo de Olivença, município situado a 994 km da capital amazonense. Confira os roteiros dos três PREVbarcos.

Os barcos do INSS dispõem de equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento, o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS.

Além dos pontos de atendimento ao público, a embarcação conta com salas para perícias médicas e para avaliações dos benefícios assistenciais. Também cumprem os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A estrutura do barco permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance de atendimento e evitando que ribeirinhos tenham de navegar por longas distâncias, em viagens que podem chegar a até 22 dias, com destino a uma cidade que tenha unidade do INSS.

 

Público

O público de maior demanda é formado pelos chamados segurados especiais, que são trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada. Estão incluídos nesta categoria cônjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Também são considerados segurados especiais o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural e seus familiares.

Além do público previdenciário, o INSS também atende a uma parcela da população abrangida pelo direito aos benefícios assistenciais previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que destina o pagamento de um salário mínimo a idosos com mais de 65 anos e a portadores de deficiência de baixa renda, promovendo a inclusão social.

 

 

* Com informações da assessoria