Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Instituto desmente Wilker Barreto sobre atraso em pagamentos de médicos do AM

O deputado afirmou que cerca de 300 médicos estavam sem receber os salários há quatro meses, o que foi desmentido pelo Instituto Médico de Clínica e Pediatria do AM

Instituto desmente Wilker Barreto sobre atraso em pagamentos de médicos do AM

Foto: Divulgação / Aleam

Manaus – Após o deputado Wilker Barreto (Cidadania) afirmar que os profissionais contratados pelo Instituto Médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas (IMED/AM) estavam sem receber, o instituto se pronunciou, nesta quinta-feira (7), e classificou como ‘inverídico’ os comentários do parlamentar.

De acordo com Wilker, cerca de 300 médicos cooperados estariam sem receber o pagamento há quatro meses. Segundo ele, os profissionais questionaram a empresa sobre o motivo dos salários atrasados, e foram informados de que o Governo do Estado do Amazonas não realizou o repasse.

Em nota, o IMED desmentiu as falas do deputado e destacou que o pagamento dos servidores estão em dia desde janeiro de 2022. “A Diretoria do IMED/AM vem a público reprovar as informações constantes na denúncia feita pelo Deputado Wilker Barreto, uma vez que são completamente inverídicas conforme ficará demonstrado abaixo”, diz um trecho da nota.

Leia mais: Bolsonaristas do AM desmentem que estejam pensando em jogar tucumã em Lula

Foto: Reprodução / TV Aleam

Na nota, o instituto ainda ressaltou que a Secretaria de Saúde “sempre se mostrou aberta para reuniões, para sanar as dúvidas quanto às previsões de pagamentos, onde na última reunião 04/07 com o Secretário de Saúde Dr. Anoar Samad, ficou previsto o pagamento do mês de março/2022 no dia 05/07/22, bem como o pagamento do mês de abril/2022 no dia 07/07/22 quinta-feira, o que de fato ocorreu”.

As falas do deputado foram feitas durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas, nessa quarta-feira (6). Na tribuna, Barreto não poupou críticas ao governo estadual, além de cobrar a convocação do secretário da Saúde na Casa Legislativa.

Leia mais: Joaquim Barbosa: pressão de militares sobre TSE sinaliza ‘vassalagem’ a Bolsonaro

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que os pagamentos dos profissionais do IMED-AM estão regularizados, de acordo com os prazos contratuais. “Ressalta, ainda, que os salários e obrigações trabalhistas de funcionários terceirizados são de responsabilidade das empresas que os contrataram”, alegou.

Confira a nota da SES-AM na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) esclarece que os pagamentos à cooperativa Instituto Médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas (IMED-AM) estão regulares, conforme os prazos contratuais. Ressalta, ainda, que os salários e obrigações trabalhistas de funcionários terceirizados são de responsabilidade das empresas que os contrataram.

A SES-AM salienta que o fim dos pagamentos indenizatórios é uma das principais metas do Governo do Amazonas e a SES-AM segue empenhada em instruir todos os processos tendo como objetivo a formalização das contratações conforme a Lei Geral de Licitações.

Confira a nota do IMED-AM: