Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Instituto Educações oferta 11 mil bolsas de estudo no Amazonas

São bolsas para ensino básico, médio e superior que vão de 50%, até 100%. A primeira etapa das inscrições ocorrerá até o dia 19 de julho.

Instituto Educações oferta 11 mil bolsas de estudo no Amazonas

A primeira etapa de inscrições vai até dia 19 de julho – foto: divulgação

O Instituto Educações lançou processo seletivo nessa terça-feira, 25, para 11 mil novos bolsistas, no Amazonas. A primeira etapa das inscrições ocorrerá até o dia 19 de julho. O programa foi iniciado em 2013 e superou 40 mil bolsas concedidas, com vagas ofertadas a todos os estados brasileiros, no início de 2019.

Os interessados devem acessar o portal www.educacoes.com.br para realizarem seu cadastro. Em seguida, devem comparecer à sede do Instituto Educações, situada à Rua Rio Javari, n°14 (Conjunto Vieiralves), no Bairro Nossa Senhora das Graças. A lista de documentos necessários à ativação da bolsa de estudo estará impressa na confirmação da inscrição eletrônica. O atendimento ocorre de segunda a sexta, de 08h às 18h, e aos sábados, de 08h às 12h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos números (92) 4102-5522 ou (92)991395822 – WhatsApp.

Como funcionará a seleção

No certame 2019/2, as bolsas atenderão aos níveis de educação básica (infantil, fundamental e médio) e superior (graduação e pós-graduação). A primeira mensalidade deve alcançar entre 50%, 75% e 100% de benefício. Nas demais parcelas, a bolsa será a partir de 50%, de acordo com a instituição de ensino. A oferta será distribuída nas modalidades presencial e a distância.

Podem concorrer estudantes iniciantes (não matriculados na instituição desejada) com renda de até 04 salários mínimos por pessoa (residência do candidato), em conformidade com o edital. Estudantes que já possuem diploma em nível superior, assim como aqueles que têm matrícula trancada ou inativa, também poderão concorrer (de acordo com a oferta de cada instituição).

Além disso, serão avaliados como critérios de seleção a nota do ENEM, desempenho no ensino médio (matemática e língua portuguesa) ou, para o caso da educação básica, o desempenho da criança no semestre anterior à concessão do benefício.

Inclusão

Pessoas com deficiência e maiores de 60 anos terão benefícios aumentados na primeira mensalidade, conforme regras de seleção. As vagas serão ocupadas semanalmente, de acordo com agendamento das entrevistas, em processo simples e imediato.

Educação básica

Na modalidade de educação básica (da creche ao ensino médio), credenciaram vagas o Colégio Palas Atena, Centro Educacional Paraíso Infantil, Centro de Recreação Infanto Juvenil – Crij, Centro Educacional Profª. Helena Romero, Escolas Nilton Lins (Laranjeiras e Japiim), Centro de Ensino Educar, Alpha Kids, Colégio Santa Dorotéia, Instituto de Educação Leão de Judá e Centro de Ensino Meu Caminho.

Educação superior

Para o nível de superior (graduação e pós-graduação), o candidato poderá optar pelas instituições Centro Universitário Fametro, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação de Pesquisa e Inovação Tecnológica – Fucapi, Faculdade Santa Teresa, Centro de Estudos Teológicos Brasileiro – Ceteo, Instituto Superior de Ensino LeaNorte e Escola Superior Batista do Amazonas – Esbam. As faculdades Instituto de Ensino Superior Materdei e Instituto Amazônia de Ensino Superior – IAES ofertaram vagas para graduação.

Cooperação Técnica

Em conjunto com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas–Sinepe/Am e demais parceiros educacionais, o Instituto Educações realiza atividades voltadas à empregabilidade, projetos interdisciplinares (contrapartida dos bolsistas) e cursos livres de curta duração.

O Presidente do Educações, professor Rony Siqueira, destaca o esforço para a redução da evasão educacional. “Estamos agregando mais apoio e esperamos captar recursos via terceiro setor e através de doações que auxiliem os nossos bolsistas, pois precisam de material escolar, alimentação e transporte. A esse projeto, demos o nome de Padrinhos do Saber”.

(*) Com informações da assessoria