Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Internações, cirurgias e hospital: facada em 2018 mudou vida de Bolsonaro para sempre

Desde que sofreu tentativa de homicídio em setembro de 2018, Bolsonaro já foi internado quatro vezes como sequela do atentado

Internações, cirurgias e hospital: facada em 2018 mudou vida de Bolsonaro para sempre

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Desde setembro de 2018, quando sofreu o atentado a facada na cidade de Juiz de Fora (MG), o presidente Jair Bolsonaro (PL) já foi internado por quatro vezes, incluindo a atual, além de passar por quatro cirurgias significativas como consequência do atentado. A última foi nesta segunda-feira (3), no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo (SP).

A primeira internação foi, de fato, resultado da facada. Bolsonaro sofreu o atentado no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora, e imediatamente, foi internado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. No dia seguinte (7), feriado da Independência do Brasil, ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), de onde recebeu alta somente no dia 29 de setembro.

Leia mais: ‘Sequelas para o resto da vida’, lamenta Michelle sobre facada em Bolsonaro

Na primeira internação, o presidente fez cirurgia para usar uma bolsa de colostomia, ainda no dia 6 de setembro. No entanto, seis dias depois, no dia 12, Bolsonaro passou por uma nova cirurgia, desta vez, para retirar aderências do intestino delgado.

Sob a justificativa do uso da bolsa de colostomia, inclusive, Bolsonaro não compareceu aos debates do primeiro e do segundo turno das eleições. Ainda assim, ele venceu Fernando Haddad (PT) no segundo turno, com 55% dos votos e foi eleito presidente da República.

Novas cirurgias

Logo após tomar posse, Bolsonaro voltou ao hospital em janeiro de 2019. Desta vez, o presidente passou pela terceira cirurgia, para retirar a bolsa de colostomia e reajustar o trânsito intestinal. Finalmente, o chefe do Executivo federal passou por uma nova internação no mesmo ano: em setembro, voltou à sala de cirurgia para a correção de uma hérnia, causada por uma das cirurgias anteriores. O procedimento, inclusive, é considerado normal por profissionais da medicina.

Bolsonaro passou por outras cirurgias: em janeiro de 2020, ele foi internado e passou pela cirurgia de vasectomia, e em setembro do mesmo ano, foi internado para a retirada de um cálculo renal via endoscopia.

Já em julho de 2021, o pesadelo da facada voltou a assombrar o presidente: no dia 14 de julho de 2021, ele foi internado no Vila Nova Star com um quadro de obstrução intestinal, após sucessivas crises de soluços. Ele passou cinco dias internado, e na ocasião, seu médico, Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, recomendou que o presidente suspendesse as “motociatas”, isto é, passeios de moto promovidos por seus apoiadores.

(*) Com informações de O Globo e da Folha de S.Paulo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.