Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Manchete

Itacoatiara recebe ações do projeto Justiça Interativa nesta quinta e sexta-feira

Itacoatiara recebe ações do projeto Justiça Interativa nesta quinta e sexta-feira

As atividades ocorrem no auditório da Escola Estadual Vital de Mendonça, para cerca de 100 estudantes do ensino médio. (Foto: Reprodução/ Internet)

A cidade de Itacoatiara, distante 270 quilômetros da capital, recebe nesta quinta e sexta-feira (dias 1º e 2) as atividades do Justiça Interativa, projeto executado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), vinculada ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que tem por objetivo aproximar o Judiciário da sociedade, por meio de ações educativas levadas a escolas de ensino médio. O município é o segundo a receber o projeto que, neste ano, iniciou uma nova etapa, com a interiorização de suas atividades.

O diretor da Esmam, desembargador Ari Moutinho, destaca que o projeto tem a finalidade de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as atribuições e estrutura do Poder Judiciário, bem como sobre a importância do trabalho dos magistrados. “A Esmam, no seu 20º ano de atuação, compartilha o conhecimento, promove a amplitude do Direito e faz culto à justiça. E uma forma de alargar os horizontes da instituição foi levando a direção da escola a uma associação com os juízes das comarcas e, ao mesmo tempo, fazendo nessas comarcas um encontro de todas as instituições que trabalham em associação com o Direito para promoção da justiça”, afirmou o desembargador.

Programação

As atividades do Justiça Interativa em Itacoatiara serão realizadas no auditório da Escola Estadual Vital de Mendonça, para cerca de 100 estudantes do ensino médio. “Os jovens precisam ser bem orientados e alertados para não incidirem em alguns ilícitos que poderão comprometer a sua plena vida”, frisou o coordenador de cursos da Esmam, juiz Paulo Feitoza, ao explicar que o público-alvo são os alunos do terceiro ano do ensino médio, jovens entre 16 e 18 anos de idade.

As palestras que integrarão a programação do evento serão proferidas pelo desembargador Ari Moutinho; o juiz Paulo Feitoza; a juíza Dinah Câmara Fernandes de Souza, titular da 1ª Vara da Comarca de Itacoatiara; o juiz do trabalho da comarca de Itacoatiara, Adelson Silva dos Santos; o promotor de Justiça Leonardo Abinader Nobre; o delegado da Polícia Civil Paulo César Barros Filho e as médicas Romênia de Brito Melo e Patrícia Rodas Descalzi.

Projeto

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas implantou o Projeto Justiça Interativa em outubro de 2011, como resposta à Meta nº. 04/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dois meses depois, a Esmam atingiu a meta proposta pelo CNJ com a atividade, mas os resultados positivos superaram as expectativas e fizeram com que a instituição inserisse o projeto no seu calendário anual. Em 2017, a Esmam ampliou o projeto ao levar para o interior do estado. A cidade de Tabatinga, localizado na região do Alto Solimões, em área de tríplice fronteira, foi a primeira a receber o programa de interiorização, nos dias 30 e 31 de março.

Fonte: Esmam