Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Manchete

José Melo e esposa estão na sede da PF; polícia realiza nova operação

José Melo e esposa estão na sede da PF; polícia realiza nova operação

O ex-governador José Melo (PROS), cassado por compra de votos, e a ex-primeira dama do Estado, Edilene Gomes, estão na sede da Polícia Federal (PF) na capital amazonense. Na manhã desta quinta-feira (21), a PF realiza nova operação, com 15 mandados de busca e apreensão e um de prisão.

José Melo e a esposa, Edilene (Foto: Divulgação/Secom)

A operação é uma nova fase da Maus Caminhos, que investiga desvio de recursos públicos da Saúde do Amazonas. 

A Polícia Federal esteve no salão Beleza Rápida, no Vieralves.

No último dia 13, na segunda fase da operação, foram presos ex-secretários de Estado, coronel da Polícia Militar e outros. Entre os presos estavam Wilson Alecrim e Pedro Elias, ex-secretários da Saúde, Afonso Lobo, da Fazenda, Raul Zaidan, da Casa Civil, além de Evandro Melo, da Administração.

Melo foi cassado por compra de votos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, no dia 4 de maio, a cassação do mandato do governador reeleito do Amazonas, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014.

Por maioria de votos (5 a 2), os ministros entenderam que José Melo tinha, pelo menos, conhecimento da compra de votos realizada por Nair Queiroz Blair dentro do próprio comitê de campanha do candidato, no dia 24 de outubro de 2014.

Em 26 de janeiro de 2016, o TRE amazonense cassou os mandatos de José Melo e de José Henrique por compra de votos em 2014. O Tribunal havia condenado José Melo também por conduta vedada a agente público (artigo 73 da Lei n° 9.504/97). A ação contra o candidato eleito foi ajuizada pela Coligação Renovação e Experiência.

Mais informações em instantes