Manaus, 13 de outubro de 2024
×
Manaus, 13 de outubro de 2024

Manchete

José Melo recebia propina e é primeiro ex-governador preso na história do AM

José Melo recebia propina e é primeiro ex-governador preso na história do AM

(Foto: Divulgação/Secom)

Primeiro governador cassado na história do Amazonas, em maio deste ano, José Melo (PROS) também se tornou o primeiro ex-governador do Estado a ser preso. Na manhã desta quinta-feira (21), Melo foi preso no âmbito da Operação Estado de Emergência e, segundo a PF, recebia propina periodicamente dos membros da organização criminosa investigada pela Operação Maus Caminhos

José Melo já havia sido o primeiro governador do AM cassado (Foto: Divulgação/Secom)

A prisão foi decretada pela juíza federal Ana Paula Serizawa Silva Podedworny. O ex-governador chegou à sede da PF, de camisa azul e calça jeans, sem algemas, por volta das 10h45.

Economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Melo foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois, em 2006, foi secretário de Governo do Amazonas e, em abril de 2014, assumiu o governo do Estado quando o então governador, Omar Aziz, deixou o cargo para concorrer ao Senado.

Melo foi reeleito em 2016 com 55,77% dos votos válidos, no segundo turno da disputa eleitoral, com apoio do candidato Marcelo Ramos, que ficou em terceiro no primeiro turno. 

Durante a campanha, Melo chegou a ser acusado de ter envolvimento com facções criminosas. Ele negou e disse que as gravações haviam sido forjadas.

Corrupção e organização criminosa

A Operação Estado de Emergência é a terceira fase da Operação Maus Caminhos, que tem como objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa, envolvendo o ex-governador do Estado.

O nome da operação é uma referência à situação de calamidade pública que se encontrava a prestação de
serviços públicos de saúde no Estado, sendo decretado pelo então governador, em 31 de agosto de 2016, o estado de emergência econômica na saúde estadual, mês anterior à deflagração da primeira fase da Operação Maus Caminhos.

Os fatos relacionados ao envolvimento do ex-governador do Estado somente apareceram após o avanço da investigação e dão conta de que o chefe maior do executivo estadual recebia pagamentos periódicos dos membros da organização criminosa.

Ex-primeira dama também foi levada para a PF

A ex-primeira dama do Estado, Edilene Gomes, esposa do ex-governador José Melo (PROS), também foi levada para a sede da PF nesta quinta-feira. Ela foi conduzida coercitivamente  para prestar depoimento  e será solta. Já Melo ficará preso e deve passar o Natal na prisão.

Omar deve estar em alerta

As prisões dos ex-secretários de Estado do Amazonas pela Polícia Federal (PF), no último dia 13, devem ter deixado o senador Omar Aziz (PSD-AM) em alerta. As prisões ocorrem no âmbito da Operação Custo Político, um desdobramento da Operação Maus Caminhos, deflagrada em setembro do ano passado para investigar roubo de dinheiro da Saúde pública.

Segundo o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), após a deflagração das Maus Caminhos, foram identificados indícios da participação do senador em atos ilícitos.