Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

José Ricardo aguarda resposta de Alckmin para assumir Suframa

Sem conseguir a reeleição a deputado, petista tem apoio de sindicatos de diversos setores

José Ricardo aguarda resposta de Alckmin para assumir Suframa

José Ricardo reuniu com Geraldo Alckmin e colocou nome a disposição (Foto: Reprodução/Facebook)

MANAUS (AM) – Sem conquistar a reeleição para a Câmara dos Deputados, José Ricardo (PT) aguarda definição para saber se assumirá o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O nome do ex-deputado tem apoio de, ao menos, quatro entidades locais que divulgaram cartas a favor do petista.

Uma delas é do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Derivados do Estado do Amazonas (SINDIPETRO-AM).

Na carta, a entidade enfatiza a história política e pessoal de José Ricardo, que com mais de 17 anos de vida parlamentar, sempre defendeu a Zona Franca de Manaus e incentivos fiscais, previstos na Constituição Federal até 2073.

A pasta era ocupada por Algacir Polsin, um dos seis mil militares nomeados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Com a saída de Algacir Polsin no último dia de 2022, o nome de José Ricardo começou a ser ventilado por apoiadores para a Suframa. Mas mesmo após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em que o ex-deputado colocou-se à disposição, o nome ainda não foi definido.

Leia mais: ‘Não fui convidado e não está nos meus planos’, diz Serafim sobre Suframa

Para a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o deputado é liderança que lutou incansavelmente pela manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), frente aos ataques sofridos pelo governo anterior.

“É membro suplente da Comissão Especial da PEC da Reforma Tributária, para defender a Zona Franca, como também lutou junto com a Bancada do Amazonas, em todas as ações propostas nessa causa”, diz trecho da carta.

O Sindicato nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE-AM) diz apoiar José Ricardo por reconhecer que o petista “foi o parlamentar que a mais recursos de emendas destinou as instituições públicas que produzem ciência e tecnologia no Amazonas”.

Cinco reitores dos Institutos Federais do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, que fazem parte da Amazônia Ocidental, divulgaram carta aberta apoiando o petista por entenderem que o indicado conhece a Amazônia.

“Que seja um técnico ligado à economia, com conhecimento em bioeconomia, que tenha uma boa relação com o setor industrial e, principalmente, com as instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.”

Já o Sindicato de Técnicos Agrícolas do Amazonas (SINTAGRI-AM) enviou carta diretamente para a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman (PT), alegando que o Distrito Agropecuário da Suframa deve receber atenção especial e se tornar suporte para projetos de segurança alimentar, geração de emprego e renda.

Para o sindicato, o “momento requer o estabelecimento de políticas dialogadas com a Suframa”.

Geraldo Alckmin vai decidir comando da Suframa

Ao assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin disse que Apex, Inmetro, ABTI, Suframa, INPI, BNDES e o Sebrae com o novo MDIC trabalharão para levar adiante o programa de reindustrialização, de expansão do comércio e de fortalecimento dos serviços no Brasil.

O vice-presidente não confirmou nenhum nome para a Suframa: “Tentando ser mais conciso, eu diria que em linha com suas orientações, presidente Lula, o novo MDIC será orientado para uma economia inclusiva, criativa e sustentável. A inclusão se dará em três sentidos: social, econômico e político.”