Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Manchete

Juiz da Lava Jato compartilha experiência em Mostra Jurídica em Manaus

Juiz da Lava Jato compartilha experiência em Mostra Jurídica em Manaus

O juiz Vallisney de Souza Oliveira (Foto: Daiane Souza/UnB Agência)

O juiz Vallisney de Souza Oliveira (Foto: Daiane Souza/UnB Agência)

Da Redação

O juiz federal amazonense Vallisney de Souza Oliveira, responsável por autorizar a maior apreensão em dinheiro vivo da Polícia Federal, no Brasil, virá a Manaus participar da I Mostra Jurídica do Amazonas, na próxima sexta-feira (6). 

Natural de Benjamin Constant (AM), Vallisney atuou em processos das Operações Lava Jato, Zelotes, Greenfield e Cui Bono?, quando autorizou a prisão do ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima, apontado como dono dos R$ 52 milhões encontrados em um apartamento alugado em Salvador, Bahia, dinheiro sem comprovação legal e, supostamente, fruto de propina.

Vallisney vai palestrar sobre o tema “O advogado no interrogatório e réu no direito à ampla defesa” e compartilhar um pouco da sua vivência como juiz.

Jurista renomado, ele tem em seu currículo o título de doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), já foi professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e hoje leciona na Universidade de Brasília (UnB). Atuou como promotor no Amazonas, procurador da República no Espírito Santo e, desde 1992, juiz federal no Amazonas (até 2006) e no Distrito Federal. Vallisney já também é autor de artigos e livros jurídicos, sendo a sua especialidade o processo civil.

O evento, que será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, é voltado para profissionais e estudantes de Direito é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Amazonas (OAB-AM).

“A nossa ideia é prestigiar as autoridades amazonenses. Por isso, a gente buscou trazer conferencistas que lidam com os temas e a casos de grande repercussão”, explicou Luana Cruz, vice-presidente da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual da Advocacia do Amazonas

Outro palestrante renomado é o advogado criminalista Délio Lins e Silva, atuante na fase de defesa de acusados da Lava Jato, que vai palestrar no dia 5 de outubro.

No dia 4, a advogada Claudia Lopes Bernardino irá palestar sobre Compliance e Marketing na advocacia.

A mostra Jurídica do Amazonas vai contar também com palestras do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jeibson dos Santos Justiniano, para falar sobre Direito Previdenciário e Aposentadoria; e do advogado Hamilton Lucena que trará como tema A Reforma Trabalhista e a Terceirização.