Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Tecnologia

Justiça determina suspensão e distribuição do Telegram no Brasil

Mesmo com a determinação da Justiça brasileira a plataforma Telegram ainda estava ativo na tarde desta quarta-feira

Justiça determina suspensão e distribuição do Telegram no Brasil

Telegram havia sido obrigado pela Justiça a entregar dados de suspeitos de ataques a escolas (Foto: Antônio Mendes/AM1)

Manaus (AM) – A plataforma Telegram recebeu ordem que suspende seu acesso e distribuição no Brasil nesta quarta-feira (26). Uma determinação da Justiça Federal do Espíríto Santo instaurou a medida após a empresa não entregar à Polícia Federal (PF) dados sobre grupos atuantes na plataforma que seriam investigados como suspeitos de planejarem e participarem de ataques a escolas.

A ordem para a entrega dos dados a PF partiu da Justiça Federal na última quinta-feira (20), com o prazo de 24 horas. Ainda dentro do prazo, só parte das informações haviam sido repassadas às autoridades. No “pacote” enviado pelo Telegram faltavam os números de telefones dos suspeitos.

A Diretoria de Inteligência da PF informou que as operadoras Vivo, Oi, Tim receberão o ofício sobre a suspensão da plataforma. Play Store e App Store, do Google e Apple também serão notificadas.

Telegram suspenso e multado

A plataforma já havia sido multada em R$ 100 mil diários por não entregar os dados. O valor da multa agora está em R$ 1 milhão por dia. Até a entrega desta matéria (às 16h) o aplicativo ainda estava funcionando em Manaus

 LEIA MAIS: