Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Jutaí: disputa entre Chiquinho Garimpeiro e Mercedes Vargas segue acirrada

Segundo pesquisa eleitoral realizada em julho deste ano, em Jutaí, Chiquinho Garimpeiro desbanca a atual vice-prefeita Mercedes Vargas.

Jutaí: disputa entre Chiquinho Garimpeiro e Mercedes Vargas segue acirrada

( Foto: Reprodução/ Facebook: Chiquinho Garimpeiro/ Mercedes Vargas)

Jutaí (AM) – Após ter sido reeleito no último pleito, o atual prefeito de Jutaí, Pedro Macario, conhecido como “Pedrinho”, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), está entre os 30 prefeitos do Amazonas que estão fora da disputa eleitoral de 2024. Mas, para garantir a continuidade de seu legado, Macario tenta emplacar a sua vice-prefeita, Mercedes Vargas (PROS), para as próximas eleições.

Em recente pesquisa eleitoral realizada em Jutaí (750 quilômetros de Manaus), a vice-prefeita aparece em segundo lugar, conforme o instituto Perspectiva Mercado e Opinião, de 19 de julho deste ano, na categoria espontânea, com 2% de intenção de votos, no entanto, com menor potencial de rejeição (9,4%).

Em primeiro lugar, aparece Chiquinho Garimpeiro com 11,8% das intenções de votos. Ainda na espontânea, um fato chama atenção: grande parte da população não sabe ou não quis responder em quem pretende votar no próximo pleito, somando um total de 81,8%.

Espontânea (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

Estimulada

Na modalidade estimulada, a vice-prefeita continua na segunda colocação com 26% das intenções de votos, atrás de Chiquinho Garimpeiro, que dispara com 35,1% das intenções. Em terceiro lugar, aparece o candidato Marisson, seguido do candidato Naldo, que aparece em quarto lugar com 6%.

Ainda na modalidade estimulada, Chiquinho e Mercedes estão praticamente empatados com 39,7% e 39% das intenções de voto, seguidos de Marisson e Naldo. Já em potencial de rejeição, mesmo estando em primeiro lugar nas pesquisas, Chiquinho Garimpeiro é o mais rejeitado pela população, com 25,1%, e em segundo lugar, como o mais rejeitado, aparece o candidato Naldo, com 22%.

Executivo

Segundo a pesquisa, entre os chefes do Executivo, o prefeito Pedrinho aparece em último lugar, com 51,6% de aprovação em sua gestão. O presidente Lula (PT), por outro lado, está com a melhor avaliação nesse quesito no município, com 53,9%, seguido de Wilson Lima (UB), governador do Amazonas, que aparece com 52,7%.

Avaliação da gestão (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

A pesquisa tem uma margem de erro de 6,9% para mais ou para menos.

LEIA MAIS: