Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

‘Lei do silêncio’ impera entre vereadores após novo escândalo na gestão de David

Escândalo repercutiu nacionalmente, mas a maior parte dos vereadores da CMM, principalmente os da base aliada do prefeito, preferiram o silêncio

‘Lei do silêncio’ impera entre vereadores após novo escândalo na gestão de David

MANAUS, AM – Após mais um escândalo de irregularidades na gestão do prefeito David Almeida (Avante) envolvendo regalias aos seus correligionários, amigos e parentes, os vereadores de Manaus “comeram abiu” – expressão que indica que uma pessoa que está calada – e até agora não se posicionaram, imperando a “lei do silêncio” entre eles sobre este caso e os demais.

A mais nova irregularidade de David Almeida gira em torno do residencial Cidadão Manauara 2, do qual a entrega ocorreu na última quarta-feira (18), com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros políticos de direita do Amazonas.

Leia mais: Tias e prima da filha de David ‘ganham’ emprego e apartamento da prefeitura

Acontece que, curiosamente, entre os 500 contemplados no programa social, estão, pelo menos, três parentes de Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito. Na lista, aparecem os nomes de Suellen Fernandes Rodrigues, Surreila Fernandes Rodrigues e Dayane Sabrina Rodrigues de Oliveira, apontadas como tias e prima de Fernanda, respectivamente.

E, além disso, para piorar o caso, as contempladas com os apartamentos ainda estão na folha de pagamento da Prefeitura de Manaus com salários que superam a renda exigida para participar da seleção do residencial.

O escândalo, inclusive repercutiu até no Jornal Nacional, na edição dessa sexta-feira (21). Mas a maior parte dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), principalmente os da base aliada do prefeito, preferiram o silêncio.

Leia mais: JN exibe em rede nacional novo escândalo da prefeitura de Manaus no sorteio do Residencial Manauara

Diante disso, o Portal Amazonas1 procurou o líder de David Almeida na Casa Legislativa, vereador Marcelo Serafim (PSB), que só comentou o caso após ser questionado pela reportagem.

Vale lembrar que, no último escândalo de irregularidades nesta gestão, envolvendo a distribuição de cestas básicas com produtos vencidos, denunciado pelo vereador de oposição Amom Mandel (sem partido), Marcelo chamou o parlamentar de “menino” e “mentiroso”, e o acusou de “seguir com mentiras e enganações”.

Em resposta ao Portal Amazonas1, por meio de ligação telefônica, o vereador Marcelo Serafim afirmou que o seu posicionamento sobre o novo escândalo é o mesmo divulgado pelo prefeito David Almeida.

“O meu posicionamento é o posicionamento do prefeito. O prefeito determinou a exoneração das pessoas envolvidas e a apuração por parte das autoridades competentes. O prefeito não compactua com absolutamente nada que possa colocar em dúvida e idoneidade da gestão. E ele já determinou a ampla apuração e exoneração dos envolvidos”, disse.

Após a confusão e repercussão negativa, o gestor afirmou, por meio de nota, que determinou o envio de um oficio a Caixa Econômica Federal para reavaliar a contemplação do sorteio de casas próprias de parentes, e decidiu exonerar cautelarmente os servidores comissionados contemplados fora da faixa de renda.

Amom e Guedes

Os únicos a se pronunciarem sobre o caso, até agora, foram os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel. Ambos comentaram a repercussão nacional dos acontecimentos.

O vereador Amom disse que, mais uma vez, a cidade aparece de forma negativa na mídia nacional e por mais um escândalo na gestão de David Almeida. “Mais uma vez Manaus aparece de forma negativa nacionalmente por conta de falcatruas. Isso é vergonhoso para nós. VERGONHA!”, escreveu ele em seu Twitter.

Leia mais: Amom e Guedes comentam reportagem do JN sobre denúncias contra David Almeida

Já o vereador Rodrigo Guedes disse que tudo isso é muito vergonhoso para a cidade, exibindo reportagem sobre investigação a ser feita pelo Ministério Público Federal. O parlamentar disse que não vai se calar, citando o vereador Amom. “QUE VERGONHA! Eu e o vereador @eusouamom não iremos nos calar!!!!”, disse Guedes em seu Twitter.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter