Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Líder de Wilson na Aleam quer proibir PMs na segurança de David Almeida

A mudança no texto da lei limita apenas para o governador em exercício o direito à segurança e assessores.

Líder de Wilson na Aleam quer proibir PMs na segurança de David Almeida

(Foto: Aleam)

Manaus (AM) – Em mais um choque entre os aliados do governador Wilson Lima (UB) e prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o deputado estadual Felipe Souza (Patriotas), líder do governador Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) quer retirar os serviços de segurança e assessoria prestados para a Prefeitura de Manaus pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O Projeto de Lei nº 1237 altera o parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 4.733, de 2018, que dispõe sobre medidas de segurança e apoio aos ex-governadores do Estado do Amazonas. Felipe Souza justifica que “a manutenção do benefício, em favor destes agentes, em verdade, cria uma figura sui generis que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito.”

A apresentação da medida ocorre um dia após a base aliada de David na Câmara Municipal de Manaus (CMM) atacar Wilson, alegando precarização dos serviços da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Sem mencionar o atrito na CMM, o deputado alegou que os atingidos pela mudança “não sofrerão desamparo, pois, como dito alhures, seus cargos trazem benefícios próprios que igualmente são suportados pelos cofres públicos”. A mudança no texto da lei limita apenas para o governador em exercício o direito à segurança e assessores.

Conforme a lei em vigência, o prefeito e o ex-governador José Melo têm direito ao serviço; David, por ter exercido interinamente o cargo de governador interino com a cassação de Melo, em 2017, que mesmo cassado, também é beneficiado com sete policiais e três assessores civis.

LEIA MAIS: