Manaus, 24 de maio de 2024
×
Manaus, 24 de maio de 2024

Coluna AM1

Líder nas pesquisas, David busca evitar embate com rivais na pré-campanha

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (12) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Líder nas pesquisas, David busca evitar embate com rivais na pré-campanha

Debate

Nesta sexta-feira (12), acontece o primeiro debate entre os pré-candidatos a prefeito de Manaus. O encontro vai ocorrer no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), a partir das 18h. Cinco nomes haviam confirmado presença: Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza33), Marcelo Amil (PSoL) e Maria do Carmo Seffair (Novo). Mas, Amom desistiu de comparecer.

Ausente

A possível ausência do prefeito David Almeida (Avante) no debate deve acontecer para que ele evite um desgaste político com os rivais, que vão concentrar ataques diretos ao gestor municipal. David, atualmente, lidera as pesquisas de intenções de voto com larga vantagem e não deve abrir caminho para os rivais crescerem com ataques, e isso explicaria o motivo de ele não confirmar a ida ao encontro.

Fugiu do debate

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) gravou um vídeo, na tarde desta sexta-feira (12), revelando que não foge de debates, mas explicando que não vai poder comparecer ao debate que deve ocorrer na noite de hoje na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM). Nas redes sociais, o ex-vereador é bem assíduo e costuma publicar diversas indiretas aos seus opositores. No entanto, não vai ficar cara a cara com parte deles hoje.

Você acredita?

O motivo, segundo ele, é estar em Brasília e não ter conseguido um voo para Manaus. Estranho isso, né? Afinal, Brasília tem um dos maiores aeroportos do país e com grande fluxo de voos para a capital amazonense. Não é igual ao transporte público de Manaus, em que você fica horas esperando o ônibus. Além disso, Amom foi convidado com antecedência para o debate e chegou a confirmar sua participação. Se não consegue embarcar num voo, o jovem vai dar conta de administrar uma cidade com mais de dois milhões de habitantes?

Encontro marcado

O pré-candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa encabeçada pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania) deve sair do PSDB e será indicado pelo senador Plínio Valério. Um encontro entre Amom e Plínio está marcado para ocorrer neste final de semana.

Indicação

No total, são três nomes, no partido tucano, que serão indicados por Plínio Valério para o cargo de pré-candidato a vice-prefeito na Federação PSDB-Cidadania. A informação foi repassada pelo gabinete do senador Plínio Valério, presidente do partido tucano, ao Portal AM1.

À disposição

A defensora pública Carol Braz (MDB) já anuncia ser pré-candidata a vereadora em Manaus. No entanto, ao Portal AM1, ela revelou nesta sexta-feira (12) que não descarta ser pré-candidata a vice-prefeita. Contudo, Carol reconhece que isso vai depender das articulações do senador Eduardo Braga, presidente do MDB, em oficializar apoio a David Almeida (Avante) ou Marcelo Ramos (PT).

Não convence

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), tenta explicar o motivo pelo qual o Legislativo municipal ainda não colocou em votação o Projeto de Lei, com alterações, para que o empréstimo de R$ 580 milhões possa ser requerido pela Prefeitura de Manaus junto ao Branco do Brasil. Mas, a justificativa não agrada ao prefeito, que ameaça expor os nomes de Caio e companhia (vereadores de oposição) em carros de som pela capital como “inimigos” da cidade.

Vacinação

O público de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos pode receber a vacina Qdenga, neste sábado (13), nas oito unidades da secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (Semsa) que funcionarão das 8h às 12h. A lista pode ser consultada no Portal AM1.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI