O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou nesta segunda-feira (26) a semana de “esforços concentrados” para votar pautas pendentes antes das eleições municipais.
O ato foi divulgado no Diário da Câmara dos Deputados e destaca que entre os dias 27 e 29 de agosto os parlamentares não precisarão marcar presença na Casa.
A expectativa era que as atividades parlamentares ocorressem de forma presencial durante estes dias. As sessões devem acontecer semi presencialmente e os deputados poderão votar por meio do aplicativo.
Na pauta da Casa estavam previstas a votação dos destaques sobre o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária que trata do funcionamento do comitê gestor responsável pela fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços e o programa Acredita, que oferece crédito com juros menores para pequenos empreendedores.
Emendas parlamentares
A decisão de Lira ocorre em meio a discussão dos poderes sobre as emendas parlamentares. Na última semana, Legislativo, Executivo e Judiciário firmaram um acordo sobre a transparência do envio dos recursos aos estados e municípios.
Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) pontuou que os envios devem ser feitos de forma transparente, rastreável e com correção. A Corte deu dez dias para que o Congresso Nacional envie as regras para o uso dos recursos.
LEIA MAIS:
- Emendas Pix: Lula tem reunião marcada com líderes da base na Câmara
- Câmara retoma hoje a análise do segundo projeto da reforma tributária
- Barroso promove almoço com Lira e Pacheco no STF
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.