Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

Lojistas denunciam falta de segurança pública no Centro de Manaus

Segundo lojistas, saqueamentos e arrombamentos nos estabelecimentos comerciais têm sido constantes na Avenida Joaquim Nabuco.

Lojistas denunciam falta de segurança pública no Centro de Manaus

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – O medo de manter as lojas abertas após às 16h na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, zona Sul, é uma preocupação que tem se tornado constante para os lojistas. O registro de arrombamentos e saqueamentos na área nos últimos dias preocupa os trabalhadores.

O Portal AM1 foi até o local para ouvir os comerciantes afetados. Uma mulher, que preferiu não se identificar, falou com a nossa equipe após o seu estabelecimento, a loja Motomaq, ter sido saqueado na madrugada da última quarta-feira (5), o que causou um prejuízo de R$ 50 mil.

“Eu to insegura no momento, não vejo muitos carros da polícia aqui, principalmente pela noite. Eu estou muito triste, indignada e preocupada”, disse a lojista.

A mulher foi alertada às 3h da manhã por uma vizinha, quando criminosos arrombaram a sua loja e levaram alguns dos seus produtos.

A reportagem tentou falar com as lojas vizinhas, porém, a maioria não aceitou falar com receio de ser reconhecida pelos criminosos e acontecer algum mal com os estabelecimentos comerciais, já que, segundo os trabalhadores da área, os responsáveis pelos saqueamentos são moradores de rua das proximidades.

Ainda conforme relatos dos comerciantes, a falta de patrulhamento policial durante à noite é a principal reclamação. De acordo com Simone Flores, dona de uma loja de motores, já foi solicitado reforço policial.

“Nós já solicitamos um apoio de policiamento a partir das 17h, muitas vezes somos obrigados a fechar até mais cedo, porque a insegurança já nos domina aqui no Centro”, disse.

A empresária ainda ressaltou como os custos são maiores com a segurança, devido os casos recentes. “Porque hoje, são custos que agregam, a gente gasta mais com seguro, com uma porta mais reforçada, com alarme e até empresa de segurança”, frisou.

A equipe de reportagem foi até à 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) em busca de respostas, porém, não tivemos retorno. O Portal AM1 aguarda algum posicionamento por parte da PM-AM sobre a falta de segurança na região central de Manaus.

Recentes casos de saqueamentos

Localizada na Avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona Sul de Manaus, a loja Motomaq foi arrombada durante a madrugada do dia 5 de julho e teve seus produtos furtados durante a madrugada. No vídeo apresentado pelas câmeras de segurança mostrou que mais de 10 pessoas entraram na loja para levar os itens. Ninguém foi identificado ou preso.

Na mesma avenida, e também de madrugada, no dia 27 de junho, suspeitos não identificados arrombaram uma loja da Yamaha e levaram vários produtos para um caminhão “baú”. O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD). Ninguém foi preso até o momento.

LEIA MAIS: