Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Lula diz que Amazônia não pode ser vista apenas como ‘santuário’

O presidente está em Belém para participar da Cúpula da Amazônia que vai discutir ações para o desenvolvimento sustentável na região. 

Lula diz que Amazônia não pode ser vista apenas como ‘santuário’

Lula (Foto: Divulgação/CanalGov)

Manaus (AM)-  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a Amazônia seja vista como um lugar de geração de riqueza e não apenas como um “santuário”. A declaração ocorreu nessa segunda-feira (7) em Belém, cidade onde acontece a Cúpula da Amazônia e deve reunir vários líderes políticos e chefes de Estados.

“O que é preciso a gente fazer na Amazônia, para vocês perceberem que a Amazônia não é só a copa das árvores, não são só os rios […]. Vocês sabem que lá moram milhões de amazônidas que querem viver bem, trabalhar, comer, ter aquilo que produz, além de querer preservar a Amazônia, não como um santuário, mas fonte de aprendizado da ciência do mundo inteiro”, disse.

A declaração foi dada no momento em que Lula falava sobre os objetivos para o Encontro do Clima, que será realizado em Belém, em 2025, e ainda ressaltou que “o mundo inteiro virá ao Brasil”, por conta disso, quer mostrar aos líderes estrangeiros que a Amazônia que não “é só copas de árvores”.

Lula está no Pará para o lançamento da Infovia 1, uma rede de conexão de internet e também para participar da Cúpula da Amazônia. O evento visa discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região.

 

Parintins

Antes de seguir agenda para Belém, Lula esteve em Parintins na semana passada, onde anunciou várias ações na cidade, entre elas a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.

No município, o presidente também inaugurou a interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecida como Linhão de Tucuruí, que vai beneficiar além dos parintinenses, as populações dos municípios de Itacoatiara, no Amazonas, Oriximiná  e Juruti, no Pará.

LEIA MAIS: