O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao Distrito Federal nesta quinta-feira (28). A informação foi divulgada neste domingo (24) por Gilberto Carvalho durante o convenção da Federação Brasil da Esperança, na Asa Norte.
Gilberto Carvalho é uma das principais lideranças do PT nacional e é um personagem próximo do ex-presidente. Nesta nova vinda ao DF, Lula vai participar de evento na Universidade de Brasília (UnB). Será um ato da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a princípio às 11h.
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Segundo Carvalho, na última visita ao DF, o ex-presidente ficou impressionado com a militância e a chapa local da federação. “Lula saiu daqui muito feliz. Muito impressionado com o Leandro e com a Rosilene”, contou.
A convenção oficializou os nomes de Leandro Grass (PV) e Olgamir Amancia (PCdoB) para disputar os cargos de governador e vice-governadora do DF. Também chancelou Rosilene Corrêa (PT) como concorrente ao Senado Federal. O evento ainda definiu a chapa proporcional para os cargos de deputado federal e distrital.
Lula lidera nas pesquisas nacionais de intenção de voto, mas fez um alerta, destacando que a eleição não está ganha. O PT identificou, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve um crescimento expressivo em Niterói (RJ) justamente com o trabalho de apoiadores do segmento evangélico em comunidades carentes da região. Movimentos semelhantes foram detectados em diversos pontos do Brasil e estão se intensificando.
Carvalho destacou os comitês populares de luta como novas pontes de aproximação e apoio para as comunidades carentes. Independente das eleições, o dirigente defende que a esquerda volte a estar presente ao lado das comunidades mais pobres. Há projetos semelhantes começando no DF, por exemplo.
No DF, Lula e o candidatos da chapa majoritária local ainda não estão nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto. Na avaliação do coordenador da campanha de Lula no DF, Geraldo Magela, a eleição não está definida e é preciso batalhar pelos eleitores indecisos, que representam aproximadamente 30% do eleitorado. Por isso, para ele, as pré-campanha precisa de ações nas ruas e nas redes sociais.
(*) Com informações do Metrópoles
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