Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Lula irá ao Distrito Federal na próxima 5ª feira

Lula vai participar de evento na Universidade de Brasília (UnB)

Lula irá ao Distrito Federal na próxima 5ª feira

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao Distrito Federal nesta quinta-feira (28). A informação foi divulgada neste domingo (24) por Gilberto Carvalho durante o convenção da Federação Brasil da Esperança, na Asa Norte.

Gilberto Carvalho é uma das principais lideranças do PT nacional e é um personagem próximo do ex-presidente. Nesta nova vinda ao DF, Lula vai participar de evento na Universidade de Brasília (UnB). Será um ato da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a princípio às 11h.

Leia mais: Lula adia agenda em Manaus e desfalca convenção do PT no AM

Segundo Carvalho, na última visita ao DF, o ex-presidente ficou impressionado com a militância e a chapa local da federação. “Lula saiu daqui muito feliz. Muito impressionado com o Leandro e com a Rosilene”, contou.

A convenção oficializou os nomes de Leandro Grass (PV) e Olgamir Amancia (PCdoB) para disputar os cargos de governador e vice-governadora do DF. Também chancelou Rosilene Corrêa (PT) como concorrente ao Senado Federal. O evento ainda definiu a chapa proporcional para os cargos de deputado federal e distrital.

Lula lidera nas pesquisas nacionais de intenção de voto, mas fez um alerta, destacando que a eleição não está ganha. O PT identificou, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve um crescimento expressivo em Niterói (RJ) justamente com o trabalho de apoiadores do segmento evangélico em comunidades carentes da região. Movimentos semelhantes foram detectados em diversos pontos do Brasil e estão se intensificando.

Carvalho destacou os comitês populares de luta como novas pontes de aproximação e apoio para as comunidades carentes. Independente das eleições, o dirigente defende que a esquerda volte a estar presente ao lado das comunidades mais pobres. Há projetos semelhantes começando no DF, por exemplo.

No DF, Lula e o candidatos da chapa majoritária local ainda não estão nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto. Na avaliação do coordenador da campanha de Lula no DF, Geraldo Magela, a eleição não está definida e é preciso batalhar pelos eleitores indecisos, que representam aproximadamente 30% do eleitorado. Por isso, para ele, as pré-campanha precisa de ações nas ruas e nas redes sociais.

(*) Com informações do Metrópoles