Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Lula afirma que Amazônia precisa ser explorada: ‘não pode ser santuário’

A ideia do petista é desenvolver a Amazônia a partir da própria biodiversidade para, então, movimentar a economia do Brasil

Lula afirma que Amazônia precisa ser explorada: ‘não pode ser santuário’

Foto: Ricardo Stuckert / PT

Brasília, DF – O ex-presidente Lula (PT) afirmou que o Brasil precisa criar um novo mundo para recuperar a capacidade industrial. Em entrevista concedida para veículos independentes, ele destacou que é possível usar a biodiversidade para desenvolver a Amazônia.

“O pobre quer se desenvolver. Ninguém quer que a Amazônia seja transformada num santuário da humanidade. As pessoas que moram na Amazônia querem ter acesso a bens materiais, querem produzir”, disse o ex-presidente, que assim se aproxima do discurso de Bolsonaro, defensor do desbravamento da floresta.

Leia mais: Dallagnol acusa Lula e PT de ‘reescrever a história’

O ex-presidente ainda pontuou que, para fazer uma Amazônia desenvolvida, é necessário investir em pesquisas. “É possível a gente utilizar a riqueza daquele ecossistema pra (sic) gente gerar dinheiro para desenvolver o Brasil. Agora, é preciso ter um governo que queira fazer isso. E é preciso envolver a sociedade”, afirmou.

No entanto, ele ressaltou que a decisão para que isso aconteça precisa ser coletiva. Lula explicou que é preciso discutir qual o tipo de indústria os brasileiros vão querer no país. “Eu acho que nós temos que construir um outro mundo. Precisamos rediscutir uma nova governança mundial. É preciso que a gente tenha uma nova governança, uma ONU renovada e na questão ambiental tem que ter uma decisão coletiva”, declarou.