Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Vídeo: mãe relata sentir ‘tristeza imensa’ ao matricular filha em escola abandonada pela Semed

A secretaria comandada por Pauderney Avelino está sendo alvo de investigação do Ministério Público por descaso e omissão

Vídeo: mãe relata sentir ‘tristeza imensa’ ao matricular filha em escola abandonada pela Semed

Foto: Emanuelle Pereira / Portal AM1

Manaus, AM – “Esta tudo abandonado”, relatou a mãe de uma aluna ao Portal Amazonas1, após realizar a matrícula da filha na Escola Municipal Izabel Angarita, localizada no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. A escola administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), pasta comandada por Pauderney Avelino, é alvo de uma investigação no Ministério Público do Amazonas por descaso e omissão.

Prestes a retornar com as aulas presenciais, a escola não recebeu ações de revitalização da Semed, e se encontra em condições de abandono. No lugar de ser acolhedora para as crianças, a escola apresenta uma imagem diferente, sem serviços que vão de falta de estrutura à jardinagem.

A escadaria do prédio apresenta defeito na estrutura – o que pode de ocasionar acidentes. Além disso, a frente da escola aparenta não receber cuidados, além de ter lama no local por conta de um barranco, a grama também está completamente morta.

Leia mais: Equipe de Pauderney erra calendário escolar e troca feriado Santo por Dia das Crianças

Foto: Emanuelle Pereira / Portal AM1

Uma mulher que foi matricular a filha na escola, e preferiu não se identificar, afirmou que a situação é triste e, apesar da unidade de ensino estar funcionando, a situação é de claro abandono: “Minha filha saiu de uma escola linda e, vindo aqui, percebi uma diferença imensa!”, disse.

De acordo com ela, a escola antiga da filha está sendo reformada para receber os novos alunos, realidade diferente da Escola Municipal Izabel Angarita. “Essa escola está precisando, realmente, de uma reforma na área de lazer. Está tudo abandonado. É como se fosse uma escola abandonada mesmo”, declarou.

Ela ainda lamentou que a filha tenha saído de uma escola “bem estruturada” e agora terá que se adaptar a uma escola abandonada. “A minha filha vai estudar aí e é uma tristeza imensa que eu sinto!”, afirmou.

Investigação

A pasta comandada por Pauderney Avelino, vai ter que responder Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Amazonas sobre a situação da Escola Municipal Izabel Angarita. A decisão do procedimento é da Promotora de Justiça, Renata Cintrão Simões de Oliveira, e foi publicada no Diário Oficial do MP.

Conforme mostrou o Portal Amazonas 1, as denúncias apontam que o local não tem condição estrutural para o exercício do ensino; que a unidade escolar encontra-se sem água nos banheiros e sem aparelhos de ar-condicionado nas salas, destacando que o estabelecimento sofre com alagamento em época de chuva.

Leia mais: Semed, de Pauderney, empenha R$ 12 mi para videoaulas, mesmo tendo Centro de Mídias

Ainda segundo a promotora Renata Cintrão, durante a instauração do procedimento, a Semed foi procurada pela entidade após denúncias, porém, não se pronunciou sobre a situação. A pasta deverá se pronunciar com urgência sobre o Inquérito Civil.

Assista à reportagem:

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

fato