Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

Maioria de vereadores que faz oposição à Prefeitura apoiava gestão de David Almeida

Segundo especialista, vereadores esquecem que também serão candidatos e que os confrontos com o prefeito David Almeida não desgastam somente ele.

Maioria de vereadores que faz oposição à Prefeitura apoiava gestão de David Almeida

David Almeida em almoço com vereadores (Foto: Semcom/Divulgação)

Manaus, (AM) – A maioria dos vereadores que se intitula como oposição e, até mesmo com uma postura ‘independente’ ao Executivo, fazia parte da base de apoio ao prefeito David Almeida (Avante), em 2021 e 2022, inclusive durante a campanha eleitoral.

Os únicos que não faziam parte dos aliados de David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM) eram os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e o atual deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que deixou o Parlamento no início deste ano para assumir a vaga em Brasília. Outros vereadores que sempre tiveram uma postura mais independente são: Capitão Carpê (Republicanos) e William Alemão (Cidadania).

Desde novembro do ano passado, a base de David Almeida ficou estremecida após o ex-presidente do Legislativo, vereador David Reis (Avante), ter tentado alterar trechos da Lei Orgânica de Manaus (Loman) e do Regimento Interno para viabilizar a sua permanência no comando do Parlamento.

Em 17 de outubro e no último dia 8, os vereadores rejeitaram propostas enviadas pela Prefeitura e a relação dos parlamentares com o Executivo ficou ainda mais abalada.

O Portal AM1 procurou entender o que levou a essa quebra de relação entre os Poderes e verificou que pelos menos 14 dos vereadores que, hoje, criticam a gestão de David Almeida já teceram elogios à gestão, participaram de eventos em que ele estava presente, posaram para fotos com ele ou seus secretários e agradeceram por demandas atendidas.

Allan Campelo

O vereador Allan Campelo (Podemos), por exemplo, na época da campanha fazia publicações em suas redes sociais em apoio a David e aparecia em peças publicitárias com ele. Em uma delas, ele reitera o seu apoio à candidatura do atual prefeito, mas atualmente, ao clicar nos links para acessar o conteúdo, eles parecem ter sido removidos.

(Foto: Reprodução/Google)

Na época da campanha, o vereador era do PSC, partido que fazia parte da coligação do governador Wilson Lima, que apoiava David.

No mês de agosto deste ano, Allan esteve no mesmo palanque que o prefeito, no anúncio das “Obras de Verão 2023”, que se tratava de pavimentação e recuperação viária da capital amazonense, anunciado exatamente no dia 10.

(Foto: Divulgação/Semcom)

(Foto: Divulgação/Semcom)

Elissandro Bessa

O vereador Bessa (Solidariedade) já protagonizou momentos polêmicos na Câmara em embate com o vereador de oposição, Rodrigo Guedes. Em pronunciamento da tribuna, em março do ano passado, Bessa comparou o ex-vereador Gabriel Monteiro do Rio de Janeiro a Guedes, afirmando que o parlamentar espalhava fake news, criava situações para favorecer seu mandato diante da opinião pública.

“A população e os jornalistas sabem de quem a gente está falando. Tem vereador que chega aqui 7h, bate uma foto induzindo a população achar que só ele está trabalhando”, disse Bessa na época.

Após o episódio, Rodrigo disse à reportagem que Bessa deveria se preocupar com o próprio mandato e não com o dele.

Confira o pronunciamento de Bessa (a partir de 11 minutos):

Daniel Vasconcelos

Daniel Vasconcelos (Podemos), que é médico, também é um dos que sempre participava de eventos de inauguração da administração municipal. No dia 18 de setembro, por exemplo, o parlamentar esteve na reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USG) e discursou ao lado de David, parabenizando o gestor pela entrega da obra.

(Foto: Renan Pinheiro/Assessoria)

Após a vitória de Almeida no segundo turno das eleições de 2020, Daniel foi um dos que parabenizou o novo prefeito pela conquista.

“Deus vai permitir que ele seja o nosso prefeito a partir de janeiro. Que tenha sabedoria para conduzir essa gestão e a nossa cidade pelos próximos quatro anos. Quero colocar-me à disposição para ajudar neste processo, a união neste momento é importante para fazermos um bom trabalho pela nossa cidade”, disse o vereador na ocasião.

Diego Afonso

No lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal no ano passado, Diego Afonso (União Brasil) contou com a presença do prefeito e do governador no evento, com direito a discurso de apoio do prefeito, no qual ele disse que o vereador era o mais qualificado para ocupar o cargo de deputado federal.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Afonso teve um projeto de lei de sua autoria vetado por David em julho. A proposta poderia reduzir a demarcação da Área de Preservação Ambiental (APA) Floresta Manaós, porque tinha a finalidade de construir um posto de gasolina no local.

Glória Carratte

A vereadora Glória Carratte (PL), que está em seu sexto mandato na CMM, também é um rosto conhecido em eventos da prefeitura. Em maio de 2022, Carratte acompanhou o prefeito e o secretário Renato Júnior durante fiscalização de obras na Compensa.

(Foto: Divulgação)

Em abril de 2021, quando o plano de saúde de mais de 40 mil servidores públicos municipais estava suspenso, a vereadora se manifestou na Casa legislativa para criticar o beijo entre dois homens participantes de um reality show.

O marido da vereadora, o ex-deputado e médico, Miguel Carratte, se filiou em março do ano passado ao Avante, mesmo partido de David. A solenidade sucedeu no plenário do Legislativo municipal e contou com a presença de Glória e do ‘clã’ de David Almeida, como Sabá Reis e David Reis.

(Foto: Divulgação/Avante)

Ivo Neto

O vereador Ivo Neto (Patriota) também já participou de eventos da prefeitura, em que apareceu próximo ao prefeito. No mês de março do ano passado, Ivo esteve no evento de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de reforma da Feira da Raiz, na zona Sul.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Em geral, o parlamentar de primeiro mandato nunca travou embate com a prefeitura, tanto que aparece entre os que votaram contra o projeto que tratava do empréstimo de R$ 600 milhões, mas não se manifestou na ocasião e nem nas suas redes sociais para falar sobre o assunto.

Neto também é de um partido que tem outros dois vereadores que apoiam David, Dione Carvalho e Joelson Silva.

Jaildo Oliveira

O vereador do PCdoB, Jaildo Oliveira, é um dos que não se manifestavam contra o Executivo municipal com frequência, posicionando-se em redes sociais.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jaildo, inclusive, no dia da rejeição do empréstimo, fez uma publicação em seu Instagram afirmando que trabalhava incansavelmente para representar os interesses da população, promovendo políticas públicas que melhorassem a qualidade da vida, educação, saúde e segurança dos manauaras, sem citar o assunto polêmico.

Lissandro Breval

Lissandro Breval (Avante) tem se tornado um dos mais críticos à prefeitura e pertence ao mesmo partido de Almeida.

Breval era líder do Avante na CMM e deixou a liderança em novembro do ano passado.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

(Foto: Reprodução/Google)

O vereador já fez denúncias de supostos esquemas de fraude em contratos milionários na gestão municipal. As denúncias foram feitas logo após ele deixar o cargo e não chegaram a um resultado concreto.

Na época da campanha, Lissandro também apoiou e recebeu o apoio de David, até com divulgação de fotos juntos em peças publicitárias.

(Foto: Reprodução/Google)

Almeida vetou o PL de autoria do parlamentar que criava o ‘botão do pânico’ nos ônibus, neste ano. O projeto previa a instalação do botão em todos os veículos do transporte público e privado de passageiros na capital.

Marcelo Serafim

O vereador, que era líder do prefeito na CMM nos dois primeiros anos da sua gestão, Marcelo Serafim (PSB), agora, faz parte do grupo que não está mais na base do prefeito.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Serafim havia deixado o PSB e se filiou ao Avante de David para disputar uma vaga na Câmara Federal no pleito do ano passado, mas não obteve êxito e, após ter abandonado a liderança do prefeito, em novembro de 2022, deixou o Avante e voltou para a sua antiga legenda.

https://www.instagram.com/reel/CjAdBlcg2yu/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Marcelo deixou o posto de líder alegando que não seria líder “de uma base dividida”, afirmando que não teria condições de continuar. O político renunciou ao cargo durante a tensão da eleição da nova Mesa Diretora da Casa legislativa.

Em uma de suas manifestações públicas sobre a decisão de deixar a liderança, ele disse que não tinha vaidade, que era amigo e “um amigo não ficava prejudicando o outro”.

(Foto: Reprodução/Google)

O parlamentar fez um discurso duro em suas redes sociais, no dia 9 de novembro, sobre a rejeição do empréstimo e, na segunda-feira (13), apresentou um requerimento solicitando que David preste contas do valor de R$ 1,1 bilhão utilizado em obras realizadas na capital.

Márcio Tavares

O vereador Márcio Tavares (Republicanos) era um dos que pertenciam à base do prefeito, mas, hoje, figura entre os que votam contra projetos da prefeitura.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Após o episódio do voto contrário, Francisco Alexandre Maciel, que era diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, foi exonerado da função. Francisco teria sido indicado por parlamentares da Igreja Universal, incluindo Márcio, que é pastor da denominação.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Márcio também é um dos parlamentares que sempre acompanhava eventos, entregas e inaugurações junto ao prefeito David.

(Foto: Valter Leandro/Assessoria)

Professora Jacqueline

A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) também era uma das que sempre participava de eventos junto ao prefeito ou secretários municipais.

Inclusive, no mesmo dia em que votou contra o projeto da prefeitura, publicou em suas redes sociais um agradecimento ao prefeito e ao secretário Renato Júnior por terem atendido a uma solicitação de asfaltamento feita por ela.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Há três meses, no mês de agosto, Jacqueline esteve no lançamento da obra de pavimentação do Ramal Água Branca 1, km 32, Rodovia AM-010 após ter sido convidada por David para estar no local. Na ocasião, a vereadora discursou e foi fotografada ao lado do chefe do Executivo.

(Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

Raiff Matos

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) tem aparecido entre os que deixaram a base do gestor de Manaus. Em agosto, o parlamentar parabenizou David por ter retirado a participação da prefeitura no casamento coletivo LGBTQIAPN+.

Apesar de nunca ter manifestado tanto apoio a David, Raiff também não tinha posicionamentos que pudessem classificá-lo como sendo da oposição, o que mudou recentemente.

Rosivaldo Cordovil

O tucano Rosivaldo Cordovil, que ocupa uma das 41 cadeiras na Câmara, desde 2012, sempre foi da base aliada nas gestões anteriores e até o início da atual; mas também foi um dos que votou contra o pedido de autorização de empréstimo da prefeitura no dia 8.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em janeiro deste ano, o parlamentar participou da solenidade de assinatura do Convênio de Renovação do Passe Livre Estudantil entre a prefeitura e governo estadual e elogiou a iniciativa.

No mês de julho deste ano, Rosivaldo esteve ao lado do prefeito e outros vereadores na reinauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Barbosa, localizado no Japiim, zona Sul.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

William Alemão

O vereador William Alemão – apesar de nunca ter declarado apoio público a David – também nunca se declarou de oposição. O parlamentar sempre teve um perfil mais independente, assim como Capitão Carpê.

No entanto, o político tem algumas fotos ao lado do prefeito, especificamente em junho de 2022, quando ele participou de uma reunião com David que tratava da assinatura de uma indicação de sua autoria que prorrogava o desconto na alíquota de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do setor de entretenimento, lazer e turismo de Manaus.

(Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom)

Desgaste

O AM1 conversou com o cientista político, antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ademir Ramos, sobre o tema.

Para o especialista, os vereadores estão “se perdendo com essa intriga”, esquecendo para quê foram eleitos e deixando de pensar no povo e nas obrigações que têm com cada eleitor.

“Eles têm que melhorar, estão se perdendo muito nessa intriga com o David e antecipando o processo eleitoral. Eles também serão candidatos, então, eles vão se desgastar também, na verdade, já estão se desgastando e, quanto maior for esse confronto com o David, mais eles também se desgastam”, destacou.

Ramos frisou que é preciso deixar a vaidade de lado e chamou os recentes acontecimentos de “briga provinciana”.

“Parte dos vereadores se comportam como garoto de recado tanto para o prefeito, como para o governador. É preciso melhorar, repensar a função parlamentar”, afirmou.

LEIA MAIS: